Nome da Atividade
PANORAMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
CÓDIGO
15000982
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2

Ementa

Educação Ambiental e mudanças de paradigma; Legislação ambiental e políticas públicas de Educação e de Educação Ambiental, com ênfase nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental nos espaços formais e não formais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender o campo da Educação Ambiental no âmbito nacional e internacional, sob a perspectiva histórica, principais eventos, marco legal e políticas públicas.

Conteúdo Programático

1. Educação Ambiental e Mudanças de Paradigma

Conceitos e fundamentos da Educação Ambiental no contexto brasileiro
Histórico da evolução da Educação Ambiental e mudanças de paradigma
Importância da Educação Ambiental na construção de sociedades sustentáveis

2. Legislação Ambiental e Políticas Públicas de Educação Ambiental

Principais leis ambientais brasileiras relacionadas à Educação Ambiental

Políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental no Brasil

Papel do Estado na promoção da Educação Ambiental

3. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental nos Espaços Formais e Não Formais

Integração da educação ambiental na gestão ambiental

Conteúdo e orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental

Práticas pedagógicas e metodologias para a Educação Ambiental nos espaços não formais

4. Diálogo interdisciplinar entre a Educação Ambiental e áreas como ciências naturais, humanas e sociais

Integração da Educação Ambiental nas disciplinas como geografia, biologia, sociologia, entre outras

Abordagem transversal da Educação Ambiental nos diferentes níveis de ensino

Avaliação e Monitoramento da Educação Ambiental

5. Estudos de caso de projetos e iniciativas bem-sucedidas de Educação Ambiental no país

Análise de programas e ações que promovem a conscientização e a participação cidadã na temática ambiental

Reflexão sobre os desafios e as oportunidades da Educação Ambiental no contexto brasileiro

Articulação entre Educação Ambiental e outros campos do conhecimento

6. Instrumentos de avaliação da Educação Ambiental

Indicadores de monitoramento de projetos e programas de Educação Ambiental

Importância da avaliação e monitoramento para o aprimoramento da prática em Educação Ambiental

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARZANO, M. A. L.; SAMPAIO, M. C. de J.; MELO, A. C. Diálogos entre as escolas e os saberes das comunidades quilombolas: a descolonização/decolonização do currículo a partir da Lei No 10.639/2003. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19412.074. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19412
  • BRASIL, MMA. Programa Nacional de Educação Ambiental. Brasília: MEC/MMA/UNESCO, 2005. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf>.
  • BRASIL/MMA. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm
  • LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez. 2009.
  • REIS, D. dos S. (2020). Saberes encruzilhados: (de)colonialidade, racismo epistêmico e ensino de filosofia. Educar Em Revista, 36, e75102. https://doi.org/10.1590/0104-4060.75102
  • SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. [orgs.]. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Epistemologias%20do%20Sul.pdf

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 2 150 150 Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (Especialização)
LUCIARA BILHALVA CORREA
Professor responsável pela turma

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