Nome da Atividade
EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL
CÓDIGO
1640271
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

Crise ambiental. Educação Ambiental. Principais Conceitos. Principais eventos relacionados à Educação ambiental. Aspectos históricos, legais e políticos relacionados à Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Princípios, fundamentos e objetivos da Educação Ambiental. Sustentabilidade. Programas e Projetos de Educação ambiental no âmbito formal e não formal.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
Estudar os fundamentos, princípios e prática da educação ambiental no âmbito da ciência ambiental.

Específicos:
Conhecer historicamente o surgimento da educação ambiental no âmbito internacional e nacional;
Identificar e discutir os aspetos legais na área de educação ambiental;
Identificar os principais eventos da área de educação ambiental;
Conhecer os princípios pautados pela Política Nacional de Educação Ambiental;
Construir projetos de educação ambiental no âmbito formal e não formal.

Conteúdo Programático

1. Crise ambiental.
2. Educação Ambiental.
3. Principais Conceitos.
4. Principais eventos relacionados à Educação ambiental.
5. Aspectos históricos, legais e políticos relacionados à Educação Ambiental.
6. Política Nacional de Educação Ambiental.
7. Princípios, fundamentos e objetivos da Educação Ambiental.
8. Projetos de Educação Ambiental.
9. PESQUISAS sobre Educação Ambiental.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Meio Ambiente na Administração Municipal: diretrizes para a gestão ambiental municipal. 2. ed. Porto Alegre: FAMURS, p. 3279-382, 2001.
  • DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental - Princípios e Práticas São Paulo: Gaia, 2004, 551 p.
  • LOUREIRO, C.F. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004, 150 p.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento. Caderno metodológico para ações de educação ambiental e mobilização social em saneamento. Brasília, DF: Ministério das Cidades, 2009.
  • JÚNIOR FERRARO, A.L. (Org.) Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: MMA, Departamento de Educação Ambiental, 2005. p.358.
  • JÚNIOR FERRARO, A.L. (Org.) Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Vol. 2. Brasília: MMA, Departamento de Educação Ambiental, 2007. p.352.
  • LAYRARGUES, Ph. P. “A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema gerador ou a atividade-fim da Educação Sanitária e Ambiental?” In: REIGOTA, M. (org.). Verde Cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 1999.
  • CARVALHO, Isabel C. de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. S. Paulo: Cortez Editora, 2004, 256 p.
  • LOUREIRO, C.F.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R.S. (orgs.) Sociedade e meio ambiente: educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000. 183p
  • ANTOS, J.E.; SATO, M. A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. 2ed. São Carlos: RIMA, 2003, 604 p.

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