Nome da Atividade
QUÍMICA MEDICINAL
CÓDIGO
1650013
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução à química medicinal, estudar os fármacos de origem sintética e semi-sintética. Apresentar o mecanismo de ação de fármacos mostrando a interação fármaco-receptor ou fármaco-enzima. Estudar o metabolismo de fármacos e a importância da conformação e configuração. Proporcionar o conhecimento teórico relacionado com o planejamento e obtenção de fármacos e candidatos a fármacos. Conceito e aplicação do Sinton em síntese orgânica. Abordagem das estratégias da química medicinal: bioisosterismo, hibridação molecular e simplificação molecular. Apresentação de discussão de rotas sintéticas de fármacos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introdução à química medicinal. Ministrar ao aluno conhecimentos teóricos para compreensão do mecanismo de ação dos fármacos, mostrando relação com a química orgânica. Informações sobre doenças como inflamação, HIV, câncer, diabetes, infecções bacterianas e fúngicas entre outros.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARREIRO, E.J.; FRAGA, C.A.M. Química medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos 2° edição. Artmed Editora, 2008.
  • GARETH, T. Química medicinal: uma introdução, Rio de Janeiro – RJ, Editora Guanabara Koogan, 2003.
  • BRUNTON, L.L.; CHABNER, B.A.; KNOLLMANN, B.C. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman e Gilman 12° edição McGraw-Hill editora, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • SOLOMONS, T.W.G. Química Orgânica vol.1 e vol 2., 8a edição, LTC Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., Rio de Janeiro, 2006.
  • FOYE, W.O., Ed. Principles of medicinal chemistry. 7th ed. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins, 2013.

Página gerada em 19/04/2024 11:25:28 (consulta levou 0.053361s)