Nome da Atividade
ARTE E ARQUEOLOGIA
CÓDIGO
1678102
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Os estudos da Arte e a Arqueologia não estiveram gravemente separados em seus inícios, constituindo tradições interpretativas comuns que nos chegam sobretudo pela via institucional (em alguns países, na formação de arqueólogos e historiadores da arte segundo programas acadêmicos únicos ou similares; também na propagação de museus que são de Arte e Arqueologia a um só tempo, por quase todos os países). Por outro lado, no plano das pesquisas acadêmicas, certa partilha dos achados arqueológicos parece vir a cindir o que as instituições mantiveram em união: tudo o que tivesse “apelo estético”, “valor artístico” ou constituísse “suporte de imagem seria destinado à História da Arte, à apreciação artística, ao mercado de arte; enquanto os muitos testemunhos arqueológicos que não despertassem tais interesses, vestígios ordinários e fragmentários em sua maioria, importavam quase exclusivamente às interpretações arqueológicas, e seu destino era quase sempre as gavetas da reserva técnica. As vicissitudes da problemática distinção entre Artístico e Arqueológico; do desmembramento e dispersão de acervos; e de suas implicações ideológicas e identitárias, são temas desta disciplina.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar as relações entre arte e arqueologia em todos os níveis

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, técnica, Linguagem e política (trad.: Maria Luz Moita et alii). Lisboa: Relógio d´Água, 1992. BERENSON, Bernard. Estetica e Historia en la Artes Visuales. Cid. México: Fondo de Cultura, 2006. BRUNEAU, Philippe. Artistique et archéologie. Paris: Université de Paris-Sorbonne, 1997. MERLEAU- PONTY, Maurice. L'Oeil et L'Esprit, Paris: Gallimard, 1963.

Bibliografia Complementar:

  • FRIEDLÄNDER, Max. On Art and Connoisseurship. New York: Lightning Source, 2007. GALARD, Jean (ed.) Ruptures – de la discontinuité dans la vie artistique. Paris: École Natinale Supérieur des Beaux-Arts, 2002. MARQUES, L. (Org.). A Constituição da Tradição Clássica. 1. ed. São Paulo: Hedra, 2004. MORELLI, G. De la peinture italienne les fundaments de la théorie de l'attribution de peinture à propos de la collection des galleries Borghése et Doria-Panphili (edition établie par Jaynie Anderson et traduit de l’itailien par Nadine Blamoutier). Paris: Lagune, 1994 (1897). OSBORNE, R.; ALCOCK, S. Classical Archaeology, New York: Blackwell, 2007. ROUVERET, A.; DUBEL, S.; NAAS, V. Couleurs et Matières dans l’Antiquité. Paris: Éditions Rue d’ULM, 2006.

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