Nome da Atividade
GESTÃO DE PESSOAS
CÓDIGO
1700002
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O Sistema de administração de pessoas no contexto das organizações e sua evolução na teoria administrativa, os subsistemas básicos e seus respectivos processos componentes: desafios, tendências e os novos paradigmas da administração de recursos humanos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar conhecimentos da área de gestão de pessoas, assim como sua inter-relação e interdependência com as demais áreas específicas da organização, fornecendo condições de aprendizagem no desenvolvimento e implementação dos processos que compõem os subsistemas de recursos humanos, contextualizando-os frente ao cenário contemporâneo.

Conteúdo Programático

Evolução da área de Gestão de Pessoas, Planejamento de Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção de Pessoas, Cultura Organizacional e Processo de Socialização, Desenho de Cargos, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, Remuneração, Programas de Assistência ao Empregado, Qualidade de Vida no Trabalho, Clima Organizacional, Sistema de Monitoramento de Pessoas, Temas emergentes na área de gestão de pessoas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • IVANCEVICH, John M. Gestão de recursos humanos. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
  • TANKE, Mary L. Administração de Recursos Humanos em hospitalidade. Cengage Learning, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • AYRES, K. V.; SILVA, I. P. da; SOUTO-MAIOR, R. C. Stress e Qualidade de Vida no Trabalho: A Percepção de Profissionais do Setor de Hotelaria. Revista da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, ano VII, n. 1 (07), 2004.
  • CARVALHO. Maria Luisa; GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Gerenciamento de Impressão e Produção de Subjetividade em Entrevista de Seleção. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 2, n.2, jul-dez/2003.
  • CARVALHO NETO, Antonio M.; FERNANDES, Maria Elizabeth R. Gestão dos Múltiplos Vínculos Contratuais nas Grandes Empresas Brasileiras. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 41. n1 Jan./Mar. 2001.
  • DROPA, Murilo Fortunato et al. Sistemas de seleção de pessoas nas organizações: Seleção por Competências. Anais Congresso Internacional de Administração, Ponta Grossa/PR, 2008.
  • FREITAS, Maria Ester de. Cultura Organizacional: evolução e crítica. Cengage Learning, 2007.
  • FURTADO, Raquel Alves; PENA, Roberto PatrusMundim. Responsabilidade Social Empresarial com o Público Interno: a Percepção dos Empregados da Promon – 30º Enanpad, Salvador/BA, 2006.
  • LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
  • LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Práticas de Recursos Humanos: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. Atlas, 2007.
  • MILKOVICH, George T., BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1999. Tradução de: Humanresource management. Biblioteca UFPel: 658.3 M644 a.
  • ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

Página gerada em 28/03/2024 10:54:01 (consulta levou 0.112943s)