Nome da Disciplina
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING 2
CÓDIGO
1700117
Carga Horária
85 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Mercados e Comportamento dos Consumidores e Compradores Organizacionais. Estratégias de Marketing. Marketing Competitivo. Planejamento Estratégico de Marketing. Sistema de Informações de Marketing (SIM). Pesquisa de Marketing. Tópicos Especiais em Marketing.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos as variáveis que compõem o Comportamento do Consumidor e o Sistema de Informações de Marketing, mediante Gestão Estratégica das ferramentas mercadológicas.

Conteúdo Programático

Unidade I: Análise de Mercados Consumidores;
Unidade II: Planejamento e Estratégias de Marketing;
Unidade III: Sistemas de Informação de Marketing (SIM);
Unidade IV: Pesquisa de Marketing; e,
Unidade V: Tópicos Especiais em Marketing.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHURCHILL JR., Gilbert A. e PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. 2a ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
  • KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. 2a ed. São Paulo: Atlas, 2011. KOTLER, Philip. e ARMSTRONG, Gary.
  • Princípios de Marketing. 12a ed. Rio de Janeiro: Prentice – Hall do Brasil, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • BORGES, Gustavo da Rosa. Entendendo o Marketing. Pelotas: Educat, 2006.
  • DIAS, Roberto Sergio. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
  • KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9a Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
  • COBRA, Marcos. Administração de Marketing. 2a ed. São Paulo: Atlas, 1992.

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