Nome da Atividade
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE EQUIPES
CÓDIGO
1700140
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Gestão do desempenho de pessoas. O papel do líder no desenvolvimento da equipe. Coaching. Feedback. Grupos e Equipes. Características e estágios do desenvolvimento de equipes. Comunicação, Motivação e Conflitos nas equipes. Inovação, Diversidade e Criatividade nas equipes.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compartilhar alternativas eficazes para a gestão de pessoas, apresentando condutas pertinentes ao gerente para lidar com o desempenho de sua equipe, assim como reconhecer a importância do trabalho em equipe no contexto atual das organizações.Conteúdo Programático
Conteúdo:
Mudanças nas organizações - Visão geral da abordagem de gestão do desempenho de pessoas
Estilos de gestão do desempenho – gestão de desempenho, resultados e comportamentos
Mitos e Verdades sobre o Coaching – Motivação enquanto função do Coaching
Contrato de desempenho – clareza, competência, influência e reconhecimento
Feedback Positivo
Feedback Corretivo – Modelo DESC (descreva, expresse, solicite e colabore)
O papel do gerente no trabalho em equipe - Liderança
Grupos e Equipes - Características das Equipes
A importância do indivíduo e do trabalho em equipe no contexto atual das organizações
Principais características de uma equipe eficaz
Competências individuais e coletivas
Resultados, sobrevivência e satisfação das equipes
Estágios de desenvolvimento de equipes
Comunicação, Motivação e Conflitos nas equipes
Inovação, Diversidade e Criatividade nas equipes.
Mudanças nas organizações - Visão geral da abordagem de gestão do desempenho de pessoas
Estilos de gestão do desempenho – gestão de desempenho, resultados e comportamentos
Mitos e Verdades sobre o Coaching – Motivação enquanto função do Coaching
Contrato de desempenho – clareza, competência, influência e reconhecimento
Feedback Positivo
Feedback Corretivo – Modelo DESC (descreva, expresse, solicite e colabore)
O papel do gerente no trabalho em equipe - Liderança
Grupos e Equipes - Características das Equipes
A importância do indivíduo e do trabalho em equipe no contexto atual das organizações
Principais características de uma equipe eficaz
Competências individuais e coletivas
Resultados, sobrevivência e satisfação das equipes
Estágios de desenvolvimento de equipes
Comunicação, Motivação e Conflitos nas equipes
Inovação, Diversidade e Criatividade nas equipes.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão de talentos. 2ª.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
- OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. COACHING MENTORING COUNSELING: Um modelo integrado de orientação profissional com sustentação da universidade corporativa. 1ª. Ed., São Paulo: Editora Atlas, 2012.
- BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de pessoas nas organizações: práticas atuais sobre o RH estratégico. 1ª. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
Bibliografia Complementar:
- ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional. 14ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.
- GARY, Dessler. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003.
- FRISCH, Bob. Como líderes eficazes estruturam e gerenciam equipes: aprenda a construir times de sucesso. São Paulo: Editora Campus Elsevier, 2012.