Nome da Disciplina
GESTÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM TRANSPORTE TURÍST.
CÓDIGO
1710017
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Conhecimento do setor de comercialização das viagens, iniciando pelos antecedentes históricos das agências de viagens e transportes e sua importância no desenvolvimento do turismo, passando pela legislação aplicada, parcerias comerciais, tipologias, setores, características operacionais e organizacionais. Delimitação do campo de atuação, operações comerciais, tendências e perspectivas de mercado até as relações das agências de viagens, clientes e fornecedores. Promoção de venda de serviços, sistemas informatizados de reservas, roteiros turísticos, tipologia dos transportes e transportadoras turísticas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver conhecimentos teórico-práticos sobre as características organizacionais e operacionais das agências de viagens e do sistema de transporte turístico.

 

Objetivos Específicos:

• Permitir reflexão sobre a temática e sua relevância na sociedade;
• Compreender o sistema organizacional que envolve as agências de viagens e os transportes turísticos;
• Aprender os processos administrativos que envolvem a atividade de agenciamento e transportes.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1
O turismo e o setor de viagens e transportes
Breve contextualização do turismo e o setor de agencia de viagens e transportes;
Evolução histórica das agências de viagens e turismo
Conceituações e tipologias das agências
Siglas e códigos
UNIDADE 2
Legislação aplicada às agências de viagens e turismo
Parcerias e setores e a tercerização dos serviços
UNIDADE 3
Introdução sobre operadoras de turismo
Comissionamento
Evolução do setor de viagens
Desregulamentação do setor aéreo
Tecnologia da Informação no mundo das viagens
Sistemas de informação e internet
Sistemas globais de reservas - GDS
Tendências no Mercado de Agências de viagens e turismo
UNIDADE 4
Serviços de distribuição das agências de viagens
Estrutura e planejamento estratégico em agencias de viagens
Funções técnicas das agências
Estratégias de organização e departamentalização das agencias
UNIDADE 5
Tipologias dos transportes
Políticas governamentais
Regulamentação do setor;
Prestação de serviços nos transportes turísticos
Logística de transportes

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DE LA TORRE, F. Agências de viagens e transportes. São Paulo: Roca, 2003.
  • MARQUES, M. A. & BISSOLI, A. Planejamento turístico Municipal com suporte em sistemas de informação. São Paulo: Futura, 2002.
  • TOMELIN, C. A. Mercado de Agências de Viagens e Turismo. São Paulo: Aleph, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • ACERENZA, Miguel. Agências de viajes: organización y operación. México: Trillas, 1990.
  • PAGE, Stephen. Transporte e turismo. Porto Alegre: Bookmann, 2000.

Página gerada em 17/08/2019 08:04:08 (consulta levou 0.128520s)