Nome da Atividade
PRÁTICAS EDUCATIVAS III
CÓDIGO
17350002
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O Educar e cuidar como ecologia do desenvolvimento humano no cotidiano da creche. Teorias e práticas pedagógicas com crianças de 0
a 3 anos. A creche e interações como contexto de desenvolvimento infantil e aprendizagem coletiva. Saúde e
segurança da criança em ambiente institucional.

Objetivos

Objetivo Geral:

-Propiciar a ampliação sobre diversos saberes conceituais, metodológicos e didáticos em
relação ao trabalho educativo com crianças de 0 a 3 anos de idade em creches.

-Tematizar a prática pedagógica das instituições de Educação Infantil fornecendo
elementos de reflexão e intervenção para a ação educativa visando o
desenvolvimento infantil dos bebês em ambiente coletivo de cuidado e
aprendizagem

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARIES, P. História social da criança e da família. 2º. ed. Rio de Janeiro: Livros técnicos e Científicos Editora, 1981. ARROYO, M. O significado da infância. Criança, Brasília, nº. 28, p. 17- 21, 1995. BEE, H. A criança em desenvolvimento. São Paulo: Harbra, 1984. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. MEC/SEF/DPE/COEDI. Brasília, 1997. ________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Educação Infantil no Brasil: situação atual. MEC/SEF/DPE/COEDI. Brasília, 1994. ________. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. ________. Lei nº 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990. ________. Ministério da Educação Cultura. Coordenadoria de Educação Infantil. Política Nacional de educação infantil. Brasília, MEC/SEF/COEDI, 1994. ________. Ministério da Educação Cultura. Coordenadoria de Educação Infantil. Por uma política de formação do profissional de educação infantil. Brasília, MEC/SEF/COEDI, 1994. ________. Ministério da Educação e Desporto. Coordenadoria de Educação Infantil. Educação Infantil: bibliografia anotada. Brasília. MEC/ SEF/DPE/COEDI, 1995. ________. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional de Ed. Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. ________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Política nacional de educação infantil. MEC/SEF/DPE/COEDI. Brasília, 1994. ________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Por uma política de formação do profissional de educação infantil. MEC/SEF/DPE/COEDI. Brasília, 1994. ________. Ministério de Educação do MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Em Aberto. Brasília. V. 18, n. 73, jul. 2001.
  • ________. Ministério de Educação e Cultura. Coordenadoria de Educação Infantil. Educação Infantil no Brasil: Situação atual/MEC. Brasília, MEC/SEF/DPE/COEDI/1994. CADERNOS CEDES. Grandes políticas para os pequenos - Educação Infantil. Campinas, Papirus, 1995 (37), pp. 7-18. CADERNOS PEDAGÓGICOS: Proposta pedagógica da educação infantil. Zed. Revisada e Ampliada. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação. Gestão 1997-2000. (Cadernos Pedagógicos, n.15). CAMPOS, M. M. M .A creche e a pré-escola. Cadernos Pesquisa, São Paulo, n.º 39, p. 36, nov. 1981. DEHEINZELIN, M. A fome com à vontade de comer: uma proposta curricular de educação infantil. 5º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. FARIA, A. L. G. & PALHARES, M. (orgs.) 1999. Educação Infantil Pós- LDB Rumos e Desafios. Campinas, SP: Autores Associados- FE/UNICAMP; São Carlos SP: Editora da UFSCar; Florianópolis, SC: Editora de UFSC (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; 62). GOSUEM, A; CHAGURI, A. C. (orgs). Os fazeres na Educação infantil. 2ed. Rev. Ampl. São Paulo: Cortez, 2000. HADDAD, L. Educação infantil no Brasil: refletindo sobre as dimensões do cuidado, educação e socialização da criança. Anais do XXI Reunião anual da ANPED, Caxambú, Minas Gerais, 1998. KISHIMOTO, T. (org). Formação dos profissionais de creches no Estado de São Paulo 1997-1998. Fundação Orsa. São Paulo, 2000. KUHLMANN, J. M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998. MACHADO, M. L. Profissionais para educação infantil: a utilização e o acompanhamento de projetos de formação. Anais da XXII Reunião anual da ANPED, Caxambú, Minas Gerais, 1999. MEMDONÇA, M. A educação de infância: traço de união entre a teoria e a prática. Lisboa: ASA Editora, 1994. OLIVEIRA, Z. M. R. de; MELLO, A. M.; VITORIA, T.; ROSSETTI- FERREIRA, M.C. Creches: crianças, faz de conta & Cia. Petrópolis, Vozes, 1992. OSTETTO, L. E. (org.) Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas: Papirus, 2000.
  • PRIORE, M. D. (org) História das mulheres no Brasil. 2º.ed.. São Paulo: Contexto, 1997. ROSEMBERG, F. Mãe-berçário: uma relação que se complica fácil. Criança, Brasília, nº. 28, p. 12-14, 1995. VEIGA, C. G. e FARIA, L. M. Infância no sótão. Belo Horizonte: Autentica, 1999. VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

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