Nome da Atividade
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS III
CÓDIGO
17350024
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
136
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
136
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa:
Após a experiência do estágio supervisionado, o estudante irá dispor de um conjunto de acontecimentos e percepções que deverão ser analisados utilizando-se dos conhecimentos disciplinares e pedagógicos adquiridos durante o curso, tendo como pontos de apoio textos selecionados e a experiência do Estágio propriamente dito, vivida por cada aluno, favorecendo uma integração entre teoria e prática, em vista da elaboração do relatório de estágio, antes disso, da futura ação educativa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Refletir sobre as experiências de estágio, significando-as no contexto da teoria e da prática pedagógica ao mesmo tempo em que elas são registradas na forma de relatório.

Conteúdo Programático

Programa:
- Elaboração de Trabalho de Conclusão do Curso.
As Atividades Práticas dessa disciplina são: - elaboração, pesquisa e leitura da bibliografia, escrita, em casa, do TCC; - orientação, na universidade, com o professor responsável pela disciplina.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANTUNES, Denise Dalpiaz. Relatos significativos de professores e alunos na Educação de jovens e adultos e sua auto-imagem e auto-estima. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. ______. História de um saber docente: Um memorial de Vida. Trabalho de Pesquisa Auto-Biográfica. In: IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária – Aprendizagem no Ensino Superior - RIES - Rede de Investigadores de Educação Superior, PUCRS; Porto Alegre, 2006. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre. Imagens e Auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2001. AZANHA, José Mário Pires. Autonomia da Escola, um Reexame. São Paulo: FDE, 1993. p. 37-46. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: edições 70, 2004. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação . Porto: Porto, 1994. BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Manuais pedagógicos e formação docente: elos de saber/poder. Currículo sem Fronteira, v. 9, n. 1, p. 267-288, jan./jun. 2009. CASTRO, Marta Luz Sisson. Metodologia da Pesquisa Qualitativa: Revendo as Idéias de Edgon Guba. In: ENGERS, M. E. A. Paradigmas e Metodologias de pesquisa em Educação : notas para reflexão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994, p. 53-64.

Bibliografia Complementar:

  • CARVALHO, José Sérgio. A liberdade educa ou a educação liberta? Uma crítica das pedagogias da autonomia à luz do pensamento de Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 839-851, set./dez. 2010. FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. 3. ed. São Paulo: Ática, 2007. PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre a Educação de adultos. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação Profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002. 2011.

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