Nome da Atividade
PROFISSÃO DOCENTE
CÓDIGO
17350027
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da profissão docente nos seus aspectos pedagógicos, políticos, históricos, antropológicos, culturais, econômicos e éticos. As diferentes abordagens teóricas que têm buscado compreender como vem se constituindo a profissão docente, considerando os matizes de classe, etnia, gênero e outros.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GATTI, Bernardete, A. (coord.); BARRETO, Elba de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009 GAUTHIER, Clermont. Apresentação. Ensinar: ofício estável, identidade profissional vacilante. In: ____. Por uma teoria da Pedagogia; pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 1998. p. 17-37. NÓVOA, António. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ : Vozes, 2002. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente; elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008. FERREIRA JR. Amarílio; BITTAR, Marisa. A ditadura militar e a proletarização dos professores. Educação & Sociedade, v.27, n. 97, Campinas, p. 1159-1179, set./dez. 2006. NÓVOA, António. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 109-139, 1991. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber; esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991. TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2020 / 1 45 22 Artes Visuais (Licenciatura)
Matemática (Licenciatura)
Matemática (Licenciatura - Noturno)
Química (Licenciatura)
Química Industrial (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO
Professor responsável pela turma

T2 2020 / 1 50 33 Matemática (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
MARCIO RODRIGO VALE CAETANO
Professor responsável pela turma

T3 2020 / 1 50 36 Matemática (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
MARIA DAS GRACAS CARVALHO DA SILVA MEDEIROS GONCALVES PINTO
Professor responsável pela turma

T4 2020 / 1 46 46 Matemática (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
MARA REJANE VIEIRA OSORIO
Professor responsável pela turma

T61 2020 / 1 20 18 Matemática (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
MARCIO RODRIGO VALE CAETANO
Professor responsável pela turma

T72 2020 / 1 20 19 Matemática (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
MARA REJANE VIEIRA OSORIO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROFISSÃO DOCENTE Química Industrial (Bacharelado)
PROFISSÃO DOCENTE Química (Licenciatura)
PROFISSÃO DOCENTE Matemática (Licenciatura - Noturno)
PROFISSÃO DOCENTE Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 27/10/2020 04:09:51 (consulta levou 0.323048s)