Nome da Atividade
ENSINO-APRENDIZAGEM.CONHEC. E ESCOLARIZAÇÃO VI
CÓDIGO
17350042
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Metodologia da Educação Física, articulada à Metodologia de Estudos Sociais. Discussão das questões ligadas à construção das noções de espacialidade, temporalidade e movimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de princípios da História, da Geografia e da Corporeidade. Conceitos básicos da área de Estudos Sociais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: espaço, tempo e grupo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
-Aprender formas de artivulação dos estudos sobre o espaço, o tempo e as relações sociais no universo da corporeidade, na escola e na sociedade.

Objetivos específicos:
- Conhecer e construir propostas de trabalho para o ensino de Educação Física nos anos iniciais.
- Conhecer e construir propostas de trabalho para o ensino da História, Geografia e Ciências Sociais nos anos iniciais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARDOSO, Luiz (org.) Visão didática da educação física: análises críticas e exemplos práticos de aulas. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1991. CASTROGIOVANNI, A.C et al. (orgs) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS/AGB-Seção POA, 1999. ____________________ Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992. EFNER, F. DALDISSERA, J.A. (orgs.) Qual história? Qual ensino? Qual cidadania? Porto Alegre: Editora UNISINOS, 1997. FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 1988. HICKMANN, R. (org.) Estudo Sociais: outros saberes e outros sabores. Porto Alegre: Mediação, 2002. MATTOS, Luiz Otávio. Professora primárias x atividades lúdico-corporais: esse jogo vai para a prorrogação. Campinas: Autores Associados, 2006. SAWISTZKI, Rosalvo. Educação Física nas séries iniciais: um espaço educativo. Ijuí: Ed. Ijuí, 1998.

Página gerada em 21/11/2024 07:30:12 (consulta levou 0.120282s)