Nome da Atividade
METODOLOGIAS DA ALFABETIZAÇÃO
CÓDIGO
17350065
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina tem um caráter instrumental e pretende subsidiar as alunas para o desenvolvimento do trabalho com alfabetização. As metodologias, capacidades, materiais, rotinas de sala de aula em uma classe de alfabetização são os focos da disciplina.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Estabelecer estratégias de organização do trabalho de alfabetização.

Objetivos específicos:
- Avaliar a aprendizagem dos alunos para definir o planejamento pedagógico em sala de aula;
- Delimitar no quadro dos conteúdos curriculares o que é específico da alfabetização, enfatizando seu caráter organizador do trabalho;
- Refletir sobre os diferentes modos de organização do processo de alfabetização, relacionando-os com atividades a serem planejadas na escola e na sala de aula.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FERREIRO, Emilia. Desenvolvimento da alfabetização: psicogênese. In: GOODMAN, Yetta M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. SILVA, Ceris Salete Ribas da. A organização do trabalho de alfabetização da escola e na sala de aula. Belo Horizonte: FaE/CEA/UFMG, 2005. LERNER, Delia & PIZANI, Alicia Palácios. A aprendizagem da língua escrita na escola. Reflexões sobre a proposta pedagógica construtivista. 2ª Edição, Porto Alegre, 1995. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. PALACIOS, Alicia de Pizani; PIMENTEL, Magaly Munhoz & LERNER, Delia de Zunino. Compreensão da leitura e expressão escrita. A experiência pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 1998. TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. 10 ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002. TEBEROSKY, Ana e COLOMER, T. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003. TOLCHINSKY, Liliana. Aprendizagem da linguagem escrita - processos evolutivos e implicações didáticas. São Paulo: Editora Ática, 1995. TOLCHINSKY, Liliana & TEBEROSKY, Ana. Além da alfabetização. São Paulo: Editora Ática, 1996.

Página gerada em 20/04/2024 04:19:52 (consulta levou 0.134501s)