Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I
CÓDIGO
17350079
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2

Ementa

Pertencem a essa disciplina os estudos iniciais na área da Linguagem, preponderantemente a Leitura e a Escrita entendidas como práticas sociais e Escolares.
Além disso a disciplina é uma introdução ao campo da leitura literária e pretende oferecer noções de escrita autônoma.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar o conhecimento das funções sociais da linguagem e dos processos de aprendizagem escolares dessas funções além de possibilitar experiências de escrita autônoma e de leitura compreensiva.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Cortez, 2002. AMARILHA, Marly. Estão Mortas as Fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 1997. BUSATTO, Cléo. Contar e Encantar: Pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003. CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 1997. COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. COELHO, Nely Novaes. O Conto de Fadas. São Paulo: DCL, 2003. GÓES, Lúcia Pimentel. A aventura da literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1990. LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & Leitura. São Paulo: Moderna, 2001. LOPES, Eliane. Lendo e Escrevendo Lobato. Belo Horizonte: Autjêntica, 1999. MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. SARAIVA, Juracy. Literatura Infantil: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Mediação, 2001. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Teodoro da. Literatura e Pedagogia: ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990. ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler A literatura Infantil Brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2020 / 1 30 26 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
VANIA GRIM THIES
Professor responsável pela turma

M2 2020 / 1 31 27 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
CRISTINA MARIA ROSA
Professor responsável pela turma

M51 2020 / 1 20 19 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
VANIA GRIM THIES
Professor responsável pela turma

M52 2020 / 1 20 19 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
CRISTINA MARIA ROSA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁT. PEDAG. ANOS INIC. DO ENS. FUND. I Pedagogia (Licenciatura)
TEORIA E PRÁT. PEDAG. ANOS INIC. DO ENS. FUND. I Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 26/11/2020 23:42:44 (consulta levou 0.203997s)