Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I
CÓDIGO
17350079
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5

Ementa

Pertencem a essa disciplina os estudos iniciais na área da Linguagem, preponderantemente a Leitura e a Escrita entendidas como práticas sociais e Escolares.
Além disso a disciplina é uma introdução ao campo da leitura literária e pretende oferecer noções de escrita autônoma.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar o conhecimento das funções sociais da linguagem e dos processos de aprendizagem escolares dessas funções além de possibilitar experiências de escrita autônoma e de leitura compreensiva.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Cortez, 2002. AMARILHA, Marly. Estão Mortas as Fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 1997. BUSATTO, Cléo. Contar e Encantar: Pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003. CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 1997. COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. COELHO, Nely Novaes. O Conto de Fadas. São Paulo: DCL, 2003. GÓES, Lúcia Pimentel. A aventura da literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1990. LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & Leitura. São Paulo: Moderna, 2001. LOPES, Eliane. Lendo e Escrevendo Lobato. Belo Horizonte: Autjêntica, 1999. MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. SARAIVA, Juracy. Literatura Infantil: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Mediação, 2001. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Teodoro da. Literatura e Pedagogia: ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990. ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler A literatura Infantil Brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Página gerada em 20/04/2024 01:47:50 (consulta levou 0.167739s)