Nome da Atividade
EDUCAÇÃO E LITERATURA
CÓDIGO
17350089
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Esta disciplina pretende oferecer subsídios teórico-metodológicos sobre as relações entre literatura e educação, enfatizando as práticas e as representações de docência, escola ,ensino, práticas escolares em obras literárias. Além da leitura e discussão de diversas obras literárias.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir as relações entre literatura e educação;
- Examinar obras literárias e os estudos sobre a educação;
- Analisar as potencialidades das fontes literárias para a educação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHAVES, Flávio Loureiro. O contador de histórias: 40 anos de vida literária de Érico Veríssimo. Porto Alegre: Globo, 1972. _____________________. Érico Veríssimo: Realismo e sociedade. 2ª Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1981. _____________________. História e Literatura. 2ª Ed. Porto Alegre: UFRGS, 1991. _____________________. Érico Veríssimo: o escritor e seu tempo. Porto Alegre: UFRGS, 2001. GONZAGA, Sérgio. Érico Veríssimo. 2ª Ed. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro. 1991. HOLHFELDT, Antônio. Érico Veríssimo. 5ª Ed. Porto Alegre: Tchê RBS, 1984. __________________. Érico Veríssimo. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005. LOPES, Eliana Marta Teixeira. História da Educação. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.
  • LOPES, Eliana Marta Teixeira. História da Educação e Literatura: algumas ideias e notas. In: Revista do Centro de Educação. Edição 2005, Vol. 30. N.2. MASSAUD, Moisés. História da literatura brasileira: Modernismo (1922 - Atualidade). 6ªed. São Paulo: Editora Cultrix. 2001. MENDONÇA, Carlos Vinicius Costa de; ALVES, Gabriela Santos. Os desafios da história e a literatura. Revista História Hoje. Vol. 1. N.2. Dezembro de 2003. MORAES, Dislane Zerbinnati. Fontes e objetos históricos no Ensino da História da Educação: Os lugares do texto literário. PENSAVENTO, Sandra Jatahy. História e Literatura: uma velha-nova história. Revista nuevo mundo - mundo nuevos. SOUZA, Antônio Candido Mello e. Literatura e Sociedade. 8ªed. São Paulo: Publifolha, 2000. TORRESSINI, Elisabeth Rochadel. História e Literatura: Ensaios. Porto Alegre: Literalis. 2007.
  • VERISSIMO, Erico Lopes. Clarissa. 30ª ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1978. _____________________. Música ao longe. 30ª ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1981. _____________________. Um lugar ao sol. 23ª ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1978. _____________________. Saga. 16ª ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1981. _____________________. Solo de Clarineta. 15ª ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1981. VILELLA, Heloisa de O. S. O Mestre-escola e a professora. In: 500 anos de Educação no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2003. p.95-134. ZILBERMAN, Regina, Literatura e história da educação: representações do professor na ficção brasileira. In: Revista História da Educação/ASPHE. FAE/UFPEL. n.15. (abril 2014). Pelotas: ASPHE. p.73-88. XAVIER, Maria Elizabeth Sampaio Prado. A educação na literatura no século XIX. Campinas: Alínea Editora. 2008.

Bibliografia Complementar:

  • ABDALA JUNIOR, Benjamin; CAMPEDELLI, Samira Youssef. Tempos da literatura brasileira. 5ª ed. São Paulo: Editora Ática. 1997. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Editora Cultrix. 1994. CATANI, Denice. Estudos de história da profissão docente. In: 500 anos de educação no Brasil. 3ªed. Belo Horizonte: Autêntica. 2003. p.585 - 600. CHARTIER, Roger. A história Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. CHAVES, Flávio Loureiro. Ponta de estoque. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. _______________. À beira da falésia: a história entre incertezas e quietudes. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2002. COUTINHO, Afrânio; COUTINHO, Eduardo de Faria. A literatura no Brasil. 3ªed. Rio de Janeiro: José Olympio. 1986. GALVÃO, Ana Maria Oliveira. Escola e Cotidiano: uma história da educação a partir da obra de José Lins do Rêgo (1890-1920). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação. 1994. 395p. (Dissertação de mestrado). GINZBURG, Carlo. A Micro-História e outros ensaios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1989. GONZAGA, Sérgio. Érico Veríssimo. 2ªed. Porto Alegre: Tchê RBS. 1990. SILVA, Vera Lúcia Gaspar da. Profissão Professora!. In: CAMPOS, Maria Christina Siqueira da Souza; SILVA, Vera Lúcia da. (orgs.). Feminização do magistério: vestígios do passado que marcam o presente. Bragança Paulista: EDUSF, 2002 (p.95-122). SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e realidade. Porto Alegre: UFRGS. Faculdade de Educação. v20. n.2.1995. VIDAL, Diana Gonçalves e FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v.23, n.45,p.37-70, 2003. ZECHLINSKI, Beatriz Polidori. História e Literatura, questões interdisciplinares. História em Revista. ZILBERMAN, Regina. A literatura no Rio Grande do Sul. 2ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto. 1982.
  • _________________. Literatura gaúcha: temas e figuras da ficção e da poesia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: L&PM. 1985.

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