Nome da Atividade
PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL II
CÓDIGO
17350097
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Iniciação à pesquisa educacional na prática pedagógica com crianças de 0 a 6 anos de idade, investigação do cotidiano institucional de cuidado e educação, discussão teoricamente fundamentada pelos estudos desenvolvidos na disciplina optativa de Estudos do Pré-escolar.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral: Fomentar o espírito investigativo e a conduta emancipatória na docência na Educação Infantil, percebendo as ferramentas pedagógicas residentes nas pedagogias participativas e as possibilidades de organização de um ateliê no contexto da escola infantil brasileira.
Objetivos específicos:
• Oferecer oportunidade às acadêmicas de vivenciarem a situação de pesquisa qualitativa e participante no contexto da Educação Infantil;
• Pesquisar princípios, materiais e organização de espaços de um ateliê que apoie as investigações das crianças de 0 a 6 anos de idade;
• Possibilitar um contexto de planejamento e cooperação educativos junto do grupo de pesquisa e de professores da Educação Infantil.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DUBOVIK, Alejandra; CIPPITELLI, Alejandra. Construção e Construtividade: materiais naturais e artificiais nos jogos de construção. Trad. Bruna Heringer de Souza Villar. São Paulo: Ed. Phorte, 2018. (Coleção Experiências na Educação Infantil) HOYUELOS, A. A Ética no Pensamento e na Obra Pedagógica de Loris Malaguzzi. São Paulo: Phorte, 2021. HOYUELOS, A.; RIERA, M. A.. Complexidade e Relações na Educação Infantil. São Paulo: Phorte, 2019. KATZ, L. CHARD, S. A. Abordagem de Projecto na Educação de Infância. Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997. MARTINI, D., MUSSINI, I., GILIOLI, C., RUSTICHELLI, F., GARIBOLDI, A. (org.). Educar é a Busca de Sentido: aplicação de uma abordagem projetual na experiência educativa de 0 – 6 anos. São Paulo: Editora Ateliê Carambola, 2020. MELLO, S. A., BARBOSA, M. C. S. e FARIA, A. L. G. de. Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Paulo: Pedro e João, 2020. VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia. Explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. Trad. Thais Helena Bonini. São Paulo: Ed. Phorte, 2017.

Bibliografia Complementar:

  • CAVALLINI, Ilaria; TEDESCHI, Maddalena. As linguagens da comida: receitas, experiências, pensamentos. Trad. Thais Helena Bonini. São Paulo: Ed. Phorte, 2015. (Coleção Reggio Emilia) CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Org.). Arte contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Mediação, 2020. _____. A linha como linguagem. O repertório do visível. Trad. Bruna Heringer de Souza Villar. São Paulo: Ed. Phorte, 2020. (Coleção Experiências na Educação Infantil) GANDINI, L., HILL, L. T., CADWELL, L. e SHWALL, C. D.. O Papel do Ateliê na Educação Infantil: a inspiração de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2019. LAGUIA, M. J. e VIDAL, C. Rincones de Actividad en la Escuela Infantil (0 a 6 años). Barcelona: Biblioteca de Infantil. Editorial Grao, 1987. LOPEZ, S. T. Talleres y Rincones en Educación Infantil: su vigencia psicopedagogica hoy. Comunicacion presentada el Congresso de Cordoba. Diciembro, 1997.

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