Nome da Atividade
O TRABALHO COM ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
CÓDIGO
17350099
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Arte, Arte-Educação e Artes Visuais; Linguagens expressivas, mediações, Produção Cultural. Oficinas de Criação Coletiva. Reflexão sobre o ensino de arte. Aprofundamento teórico/prático sobre Conteúdos, processos, metodologias, avaliação em arte.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral: Proporcionar situações vivenciais, teóricas e reflexivas no campo da Arte-Educação, construindo saberes que subsidiem a ação do futuro docente no Ensino Fundamental.
Específicos:
- Proporcionar experimentações criadoras com arte, desenvolvendo a auto-expressão e a expressão grupal;
- Incrementar a pesquisa, a capacidade de solucionar problemas, a adequação das linguagens da arte ao EF através da experimentação de materiais, técnicas, processos e saberes associados às atividades artísticas no Ensino Fundamental;
- Construir conhecimentos e saberes em arte, desenvolvendo uma cultura artístico-estética em seminários e práticas que instrumentalizem o futuro docente a formular e adequar processos, conteúdos, reflexões e avaliação em arte no EF;
- Proporcionar a vivência de ações criadoras em Artes Visuais, Teatro, Música e Dança em oficinas de criação coletiva;
- Possibilitar elementos para a ampliação do repertório sensível, crítico, criador e expressivo dos futuros docentes;
- Construir uma ética de auto-compreensão, solidariedade e convivência respeitosa entre a turma.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ARTE/ SEF.-Brasília:MEC,SEF,1998. BRITO, Teca Alencar. Música na Educação Infantil: propostas para formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. p. 57-84 CIAVATTA, Lucas. O Passo. A pulsação e o ensino-aprendizagem de ritmos. Rio de Janeiro: L. Ciavatta, 2003. CLERO, Claude. As Atividades Plásticas na escola e no lazer. São Paulo: Cultrix,1978. FUSAR & FERRAZ. Metodologia do Ensino de Arte. S. Paulo: Cortez, 1993. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: ARTMED, 2000. MARTINS, M. Celeste. Temas e Técnicas em Artes Plásticas, S. Paulo: ECE, 1986. MODINGER C.E. et Alii. Práticas pedagógicas em arte: espaço, tempo, corporeidade. Porto Alegre: EDELBRA, 2012. _______. MODINGER, Carlos Roberto et alii. Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: Práticas pedagógicas e colaborações docentes. Porto Alegre: EDELBRA, 2012. PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2. ed. rev. Brasília/DF: MusiMed, 2010. SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: Os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. VIEIRA DA CUNHA, Susana. Pedagogia de Imagens. In: DORNELLES, Leni.. Produzindo Pedagogias Interculturais na Infância. TATIT, Ana et alii. 300 Propostas em Artes Visuais. São Paulo: Loyola, 2003. ZAGONEL, Bernadete (Org.). Metodologia do Ensino da Arte. Curitiba: Intersaberes, 2014. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BASTIÃO, Zuraida Abud. Apreciação musical expressiva: uma abordagem para a formação de professores de música da educação básica. Salvador: EDUFBA, 2014. BUENO, Maria Lucina. Vivências do fazer pictórico com tintas naturais. Passo Fundo: Ed. UPF, 2005. ______. Tintas Naturais. Passo Fundo: Ed. UPF, 2005. CAMPELO, Valéria. Concursos. Fazendo Arte. Mec/Funarte, n.8.,p.12. CANDA, Cilene N.; BATISTA, Carla Meira P. Qual o lugar da arte no currículo escolar? Revista Científica. FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.107-119, jul./dez. 2009.
  • COLL, César; TEBEROSKI, Ana. Aprendendo Arte. São Paulo: Ática, 1999. DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. S. Paulo, Scipione, 1990. DORNELLES, Leni. Produzindo Pedagogias Intercultrais na Infância. Petrópolis: Vozes, 2007. DUARTE Jr., João- Francisco. 2001. A Montanha e o Videogame. São Paulo: Papirus, 2010. ________. Catadores da Cultura Visual. Porto Alegre: Mediação, 2007. LOWENFELD V. & BRITAIN, W.L. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. S. Paulo: Mestre Jou, 1979. MARTINS, M. Celeste. MARTINS, M. Celeste. Didática do Ensino da Arte. A Língua do Mundo: Poetizar, Fruir e Conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. ____________. Arte, só na sala de aula?. In: Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 311-316, set./dez. 2011. _______. Entrevidas: a inquietude de professores-propositores. In: Educação. Revista do Centro de Educação. UFSM.Ed. 2006 - Vol. 31 - No. 02. Disponível em: http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2006/01/editorial.htm MADALOZZO, Tiago; et ali (Orgs.). Fazendo música com crianças. Curitiba: Editora UFPR, 2015. MARTINS, R.; TOURINHO, I. Cultura Visual e Infância. Santa Maria: Ed. UFSM, 2010. _____. Quando as Imagens ajudam a pensar a Educação. Santa Maria: UFSM, 2010. MEIRA, Marly. PILOTTO, Silvia. Arte, Afeto e educação. Porto Alegre: Mediação, 2010. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. PILLAR, Ana Alice Dutra et ali. Pesquisa em Artes Plásticas. P., Ed. UFRGS, 1993. _______. O Desenho e a Construção do Conhecimento na Criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. RICHTER, Sandra. Criança e Pintura. Porto Alegre: Mediação, 2004. ________. (Org.). 3 ed. A Expressão Plástica, Musical e Dramática no Cotidiano da Criança. Porto Alegre: Mediação, 2002. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. (Trad.) Marisa de O. Fonterrada, Magda R. Gomes, Maria Lucia Pascoal. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
  • VIEIRA DA CUNHA, S.R.; SANTOS, Vera B. dos Santos, SOUZA,  Luiz Fernando de. As Artes no Universo Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012. VIEIRA, M. Aprenda a batucar! Guia prático com 5 técnicas simples para iniciantes. s/d. E-book. Disponível em: . Acesso em 13/03/2017. VIANNA, Letícia. Desenhos Estereotipados. Revista do Professor. P. Alegre,10:38,abr-jul.94.

Página gerada em 29/03/2024 06:11:01 (consulta levou 0.138152s)