Nome da Atividade
TEMAS TRANSVERSAIS
CÓDIGO
17350100
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo teórico sobre os Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, aprofundando: conceitos, os temas, categorias e as diferentes linguagens envolvidas nas possibilidades de ação no cotidiano escolar. Também envolve
aulas práticas com oficinas pedagógicas de atividades e produção de material didático sobre os Temas Transversais

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais: Estudar os Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, aprofundando: conceitos, os temas, categorias e as diferentes linguagens envolvidas nas possibilidades de ação no cotidiano, envolvendo aulas práticas e oficinas
pedagógicas de produção de material didático.

Específicos
- Definir o que são Temas Transversais
- Conhecer os temas transversais
- Estudar as relações entre os conteúdos dos Temas Transversais e dos demais conteúdos
escolares.
- Participar de oficinas sobre os diferentes temas transversais
- Produzir materiais didáticos para os diferentes temas transversais

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRANCO, Sandra. Atividades com temas transversais. São Paulo: Cortez, 2019 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : meio-ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : pluralidade cultural e orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. NIEVES ÁLVARES, Maria. Valores e Temas Transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002

Bibliografia Complementar:

  • FURLANI, Jimena. Educação Sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autentica, 2011. ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1ªed. São Paulo: Parábola, 2013. THAINES,Eliane. Educação Ambiental para as crianças e seus mestre: guia de práticas do educador. Passo Fundo Berthier, 2006.

Página gerada em 26/04/2024 13:29:26 (consulta levou 0.110716s)