Nome da Atividade
PESQUISANDO SÍNDROME DE DOWN
CÓDIGO
17350103
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos relacionados à Síndrome de Down e inclusão.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Instrumentalizar o futuro educador acerca de conhecimentos relativos à Síndrome de Down que possam contribuir para o trabalho com alunos em inclusão nas escolas regulares.

Objetivos específicos: Espera-se que o estudante seja capaz de:
A) Conhecer o que é Síndrome de Down
b) Saiba reconhecer aspectos sobre o funcionamento do sistema nervoso e desenvolvimental de crianças com a síndrome.
c) Compreenda como se dá o processamento da linguagem
d) Apropriar-se de elementos favorecedores da inclusão como a flexibilização curricular, avaliação e inclusão propriamente dita.
e) Perceba o papel primordial do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Conteúdo Programático

Síndrome de Down na história
Aspecto epidemiológicos e genéticos
O sistema nervoso na Síndrome de Down
Aspectos do desenvolvimento
A linguagem
A educação
A inclusão em escola regular
Flexibilização curricular
Avaliação
Atendimento educacional especializado

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SCHWARTZMAN, José S. Síndrome de Down. São Paulo: Memnon,2003. MINETTO, Maria de Fátima J. & BERMUDEZ, Beatriza Elizabeth B. V. (orgs). Síndrome de Down – práticas em saúde e educação baseadas em evidências- acompanhamento interdisciplinar. Curitiba: Íthala, 2018.

Bibliografia Complementar:

  • CUNNINGHAM, Cliff. Síndrome de Down – uma introdução para pais e cuidadores. Porto Alegre: Artmed, 2008. SANTAMARIA, Agustí Serés et al. Síndrome de Down A-Z. Campinas/SP: Saberes Editora, 2011.

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