Nome da Atividade
S.A.: ESTUDOS NOSDOSCOM OS COTIDIANOS
CÓDIGO
17350237
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Fundamentos politico-epistemológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos e suas especificidades. Procedimentos político-metodológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos. As pesquisas nosdoscom os cotidianos e suas relações com outras perspectivas (diálogos e afastamentos).
Os estudos e pesquisas nosdoscom os cotidianos voltam-se as maneiras de uso e os conhecimentos das artes do fazer. Ao compreender que os cotidianos se constituem como espaçotempo das sutilezas e malícias de seus/suas praticantes, a teoria encarna as práticas e lógicas do mundo da vida ordinária, rompendo com a cisão entre sujeito e objeto e descortinando as redes de conhecimentos e de tessituras dos conhecimentos em redes. Objetiva-se com o Seminário problematizar as matrizes da Ciência Moderna dando relevo as micro-insurgências ordinárias que fazem valer as rebeldias das práticas políticas cotidianas.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

Fundamentos politico-epistemológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos e suas especificidades.

Procedimentos político-metodológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos

As pesquisas nosdoscom os cotidianos e suas relações com outras perspectivas (diálogos e afastamentos).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, M. C. Por uma ciência que sonha. GALENO, A., CASTRO, G. e SILVA, J. C. (orgs.) Complexidade à flor da pele: ensaios sobre ciência, cultura e comunicação. São Paulo: Cortez, 2003. ALVES, N. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In OLIVEIRA, I. B. de & ALVES, N. (orgs). Pesquisa nos/dos/ com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2008 ALVES, N. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação. nº 23. Rio de Janeiro/Campinas: ANPEd/Autores Associados, maio/agosto 2003, p. 62-74. ALVES, N.; OLIVEIRA, I. B. Pesquisa nos/dos/ com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2008. AZANHA, J. M. P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: Edusp, 1991. CERTEAU, M. de A invenção do cotidiano – 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. CERTEAU, M. de. ; GIARD, L. e MAYOL, P. A invenção do cotidiano – 2. Habitar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. FERRAÇO, C. E. Ensaio de uma metodologia efêmera: ou sobre as várias maneiras de se sentir e inventar o cotidiano escolar. In OLIVEIRA, I. B. de & ALVES, N. (orgs) Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2008

Página gerada em 21/12/2024 15:11:54 (consulta levou 0.073214s)