Nome da Atividade
S.A.: POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
CÓDIGO
17350242
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O Seminário oportuniza a compreensão das políticas de avaliação em larga escala. Oferece a análise dos modelos de gestão, as concepções e suas repercussões no contexto escolar. Articula a política de indicadores de qualidade, com o trabalho docente, o currículo e a gestão no contexto escolar.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

Unidade I - Historicidade e contextualização das políticas de avaliação e a Educação Básica.

1.1. Concepções introdutórias acerca das políticas educacionais e suas repercussões no contexto brasileiro.

1.2. Políticas de avaliação: historicidade, concepções e Educação Básica

1.3. Políticas de responsabilização - prestação de contas (accountability).


Unidade II - Modelos de gestão, políticas de avaliação e Educação Básica.

2.1. Conceitos e concepções de gestão.

2.2. Políticas de avaliação e qualidade de ensino na Educação Básica.


Unidade III - Sistemas de avaliação em larga escala, índices e indicadores de qualidade e repercussões no contexto escolar

3.1. Políticas de avaliação e a gestão escolar.

3.2. Políticas de avaliação e o trabalho docente.

3.3. Políticas de avaliação e o currículo.


Unidade IV - Políticas de avaliação e diferentes contextos educacionais

4.1. Avaliações padronizadas e os diferentes contextos educacionais.

4.2. IDEB e a realidade escolar.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALL, S.; MAINARDES, J. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
  • RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Trad. de Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.
  • BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN. A. Como as escolas fazem políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
  • PARO, V. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez Editora, 2015.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
01 2025 / 1 20 9
Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
ANDRESSA AITA IVO
Professor responsável pela turma

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