Nome da Atividade
S.A.: A ESCOLA, A CULTURA E O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO
CÓDIGO
17350252
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina objetiva o estudo das relações entre a história da escola, a cultura escolar e a cultura material escolar, bem como as
ações de preservação do patrimônio histórico-educativo. Assim, almeja-se o estudo de questões conceituais e metodológicas dos
processos de escolarização e de seus objetos, bem como a configuração da produção historiográfica nacional e internacional sobre
o tema.
ações de preservação do patrimônio histórico-educativo. Assim, almeja-se o estudo de questões conceituais e metodológicas dos
processos de escolarização e de seus objetos, bem como a configuração da produção historiográfica nacional e internacional sobre
o tema.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Unidade 1:
- A escola como produtora de cultura
Unidade 2:
- A cultura escolar e a cultura material escolar
Unidade 3:
- Salvaguarda e patrimônio da cultura material escolar
Unidade 4:
- Estudos e pesquisas já realziadas com o tema
- A escola como produtora de cultura
Unidade 2:
- A cultura escolar e a cultura material escolar
Unidade 3:
- Salvaguarda e patrimônio da cultura material escolar
Unidade 4:
- Estudos e pesquisas já realziadas com o tema
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DUSSEL, Inés. A montagem da escolarização: discutindo conceitos e modelos para entender a produção histórica da escola moderna. Revista Linhas. Florianópolis: Ed. UDESC, v. 15, n. 28, p. 250, 2014.
- ESCOLANO BENITO, Augustín. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Trad. Heloisa Pimenta Rocha e Vera Gaspar da Silva. Campinas SP: Editora Alínea, 2017.
- FELGUEIRAS, Margarida Louro. Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Pro-Posições, Campinas, v. 16, n. I (46), p. 87-102, jan./abr., 2005.
- GASPAR da SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele de. Material school culture in the fields and gardens1 of the history of education: a look at academic production in Brazil (2000-2020). Educació i Història: Revista d’Història de l’Educació, Barcelona, n. 38, p. 79-104, 2021. Disponível em: https://issuu.com/institut-destudis-catalans/docs/issuu_eduh_38. Acesso em: 05 mar.2024.
- JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Tradução: Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação. São Paulo: Autores. Associados/SBHE, no. 1, 2001, p.9-43.
- MEDA, Juri. A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 7-28, jan./abr, 2015.
- OLIVEIRA, João Paulo Gama; CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. O patrimônio educativo em tela: incursões pelos Anais dos Congressos Brasileiros de História da Educação (2011-2019). Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 339–367, 2023.