Nome da Atividade
S.A.: ARQUIVOS PESSOAIS, PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17350253
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudos teórico-metodológicos acerca dos arquivos pessoais (guardados peas famílias e/ou institucionalizados) na problematização de ego-documentos (diários, álbuns de recordação, cartas, cadernetas de anotações agendas, lembranças de ritos religiosos, entre outros) sob a perspectiva de diferentes materialidades na História da Educação: manuscritos, impressos, digitalizados, e outros. A disciplina busca evidenciar que os arquvios pessoais são portadores de patrimônios educativos promovendo a ampliação e dicussão do repertório na História da Educação.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

Unidade 1: Arquivos pessoais: conceituação e contribuições para ocampo na História da Educação

Unidade 2: Arquivos pessoais: patrimônio e educação

Unidade 3: Ego-documentos e suas materialidades

Unidade 4: Autores e pesquisas desenvolvidas ou em andamento

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação. Porto Alegre: Editora Letra1, 2021.
  • ALMEIDA, Dóris Bittencourt Almeida. CUNHA, Maria Teresa Santos (Orgs.). Arquivos pessoais, patrimônio e Educação: ego-documentos em cena. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2024.
  • ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, v. 11, n. 21, p. 9-34, 1998. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/
  • COX, Richard. Arquivos Pessoais: um novo campo profissional – leituras, reflexões e reconsiderações. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.CUNHA, Maria Teresa Santos. (Des)Arquivar: arquivos pessoais e ego-documentos no tempo presente. SãoPaulo: Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2019.
  • GOMES, Ângela de Casto. Nas malhas do feitiço: o historiador e o encanto dos arquivos privados. Revista Estudos Históricos, v. 11, n. 21, p. 121-127, 1998.
  • GOMES, Ângela de Casto. Escrita de si, Escrita da História: a título de prólogo. In. GOMES, Ângela de Casto (org.). Escrita de si, Escrita da História. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
  • RANUM. Orest. Os Refúgios da intimidade. In.: CHARTIER, Roger. História da vida privada 3: da Renascença ao Séculodas Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
  • THIES, Vania Grim. Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita. Revista História da Educação, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99000.
  • THIES, Vania Grim. Uma mala, um arquivo: escritas ordinárias em cadernos de usos não escolares. Cadernos De História Da Educação, 2021.

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