Nome da Atividade
S.A.: HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
CÓDIGO
17350254
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Discutir aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em História da Alfabetização, mapeando o estado da arte no Brasil. Conhecer estudos produzidos em âmbito nacional nesse campo, enfatizando as pesquisas sobre métodos e cartilhas de alfabetização, trajetórias de professoras alfabetizadoras e políticas atuais de alfabetização da infância.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Unidade I:
- Alfabetização: conceito
Unidade II:
- História da alfabetização: constituição e perspectivas de um campo de pesquisa
Unidade III:
Métodos de alfabetização
Unidade IV:
História da Alfabetização e cartilhas no Rio Grande do Sul
- Alfabetização: conceito
Unidade II:
- História da alfabetização: constituição e perspectivas de um campo de pesquisa
Unidade III:
Métodos de alfabetização
Unidade IV:
História da Alfabetização e cartilhas no Rio Grande do Sul
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Uma genealogia dos impressos para o ensino da escrita no Brasil no século XIX. Revista Brasileira de Educação. v. 15, n. 44, maio/agosto 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n44/v15n44a05.pdf
- FRADE, Isabel Cristina Alves da. História da alfabetização e da cultura escrita: discutindo uma trajetória de pesquisa. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: CulturaAcadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p. 177-200. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/alfabetizacao .pdf
- MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortatti histtextalfbbr.pdf
- PERES, Eliane. Autoras de obras didáticas e livros para o ensino da leitura produzidos no Rio Grande do Sul: contribuições à história da alfabetização (1950-1970). Educação, Unisinos, 12 (2), p. 111-121, maio/agosto, 2008.
- SCHWARTZ, Cleonara Maria. Apontamentos teórico- metodológicos para a investigação do ensino e da leitura na escola pública primária. In: XV ENDIPE - Convergências e Tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Anais... Minas Gerais: UFMG, 2010. p. 27-38.
- SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25 Jan /Fev/Mar /Abr, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf
- TRINDADE, Iole Maria Faveiro. O circuito cultural das cartilhas no primeiro governo republicano sul-rio-grandense.Revista História da Educação. Pelotas: ASPHE/UFPel,n.16, p. 91-106, set., 2004. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30369/pdf