Nome da Atividade
S.A.: AQUISIÇÃO DA ESCRITA: ORTOGRAFIA E FONOLOGIA
CÓDIGO
17350258
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Foco em estudos sobre o desenvolvimento da linguagem escrita que em suas análises adotam abordagens linguísticas, especificamente, fonológicas. Os estudos inaugurais de Abaurre e Cagliari nos anos 80/90 e os estudos atuais de distintos pesquisadores brasileiros e estrangeiros, os quais tomam a escrita inicial como dado relevante para discussões tanto da aquisição da linguagem como da teoria fonológica. Um olhar sobre diferentes classificações para o erro ortográfico: o erro de base preponderantemente fonológica
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Perspectivas epistemológicas para o estudo do processo de aquisição da escrita
2. A capacidade notacional e os sistemas de escrita
3. Ortografia e fonologia do português
4. Segmentações não convencionais e prosódia
5. Segmentos e sílabas – erros de base fonológica
6. Acento gráfico e prosódico
2. A capacidade notacional e os sistemas de escrita
3. Ortografia e fonologia do português
4. Segmentações não convencionais e prosódia
5. Segmentos e sílabas – erros de base fonológica
6. Acento gráfico e prosódico
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABAURRE, M. B. A relação entre escrita espontânea e representações linguísticas subjacentes. Verba Volant. v.2, n.1. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária da UFPel, 2011. ABAURRE, M.B. A relevância dos critérios prosódicos e semânticos na elaboração de hipóteses sobre segmentação na escrita inicial. Boletim da Abralin. Campinas: IEL/UNICAMP. 1991. ADAMOLI, M. A.; MIRANDA, A. R. M. Dados de aquisição da fala e de escrita e sua contribuição à discussão dos ditongos fonéticos [aj] e [ej] do PB. Linguagem & ensino, 21: 119-145, 2018. ALVES, D. 2023. As Dimensões do Erro de Escrita – O Que Analisar e Como ? In: Paula Cristina Ferreira; Catarina Mangas; Marta Fonseca; Carina Pinto; Dina Tavares (Coord.), Múltiplos Olhares sobre a DIS.lexia. Lisboa: Papa-Letras, p. 7-21, 2023. AMARANTE, M. V.; CHACON. L. Orthography of phonemes fonemas /l/ and /r/ in complex positions in children’s writing: a comparative analysis. CoDAS, 32, 6: e20190245, 2020. CAGLIARI, L. C. A ortografia na escola e na vida. Projeto Ipê Curso II: 97-108, 1986. BISOL, Leda (org.). Introdução a estudos da fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
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