Nome da Atividade
S.A.: REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL, GESTÃO E TRABALHO DOCENTE
CÓDIGO
17350260
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O curso discute a reorganização do Estado e suas implicações para o sistema educacional, apresenta ideias a respeito do Estado gerencial como tendência hegemônica e conservadora para, em seguida, demonstrar como esta noção tem sido construída no campo educacional. O curso analisa as repercussões do modelo gerencialista para a gestão democrática e para o trabalho docente, discutindo sua pretensa eficácia na solução de problemas da escola básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

Introdução para apresentação do seminário

I – Reestruturação Produtiva e reorganização do Estado

- Estado de Bem-Estar Social

- Reestruturação produtiva – crise do fordismo, revolução tecnológica, reorganização do trabalho

- Crise fiscal do estado, neoliberalismo e Terceira Via;

- Estado Gerencialista e Nova Gestão Pública – globalização, auto- administração e sociedade de consumo.

Redes Globais de Governança e Reformas Educativas

II – Reestruturação e reformas educativas

- Neoliberalismo, Terceira Via e Educação

- Parcerias Público-Privado

Políticas gerencialistas em educação


III – Gerencialismo e Gestão Escolar

- Programas de Gestão – financeiro, governança, gestão escolar

- Políticas de Avaliação e gerencialismo

Parcerias Público-Privado e educação


IV – Trabalho Docente, gerencialismo e redes de governança

- Aspectos históricos do trabalho docente

- Profissão docente e Estado de Bem-Estar Social

- Reestruturação educativa, neoliberalismo e Trabalho docente

Trabalho docente, gerencialismo e políticas de tecnologias – Ensino Híbrido


V – Seminário síntese das discussões


Avaliação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

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