Nome da Atividade
S.A.: ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO
CÓDIGO
17350261
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina "Estudos sobre Currículo" tem por objetivo analisar as origens do campo de estudos do currículo e alguns estudos contemporâneos sobre o currículo, discutindo suas contribuições e implicações para a prática e a pesquisa educacional. Mais especificamente, pretende-se discutir questões relacionadas à prática pedagógica, aos conhecimentos escolares, ao ensino e ao trabalho docente, privilegiando as relações entre currículo, cultura, poder e identidades sociais e culturais desde as perspectivas teórico-metodológicas das teorias críticas e pós-críticas em educação. Com esse encaminhamento visa-se proporcionar aos estudantes instrumentos de ordem conceitual e metodológica que facilitem a problematização de seus objetos de investigação relacionados ao currículo, ao ensino e ao trabalho docente, desde as perspectivas teóricas indicadas.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Introdução
− As primeiras aparições do termo currículo
− O surgimento do campo teórico
2. As primeiras construções teóricas: teorias tradicionais
− Influências tayloristas na educação
− Bobbit e “O Currículo”
− Tyler e a racionalidade técnica no currículo
3. O campo das teorias educacionais críticas
− As primeiras formulações críticas ao campo tradicional do currículo
− Teorias da reprodução e teorias da resistência
− A crítica neomarxista, currículo e cultura
− A Nova Sociologia da Educação
4. Currículo e Teorias Pós-críticas: Multiculturalismo, Estudos Culturais, Pós-estruturalismo e Pós-colonialismo
− Currículo e Multiculturalismo
− Currículo e Pós-Colonialismo
− Currículo e Pós-estruturalismo
− Estudos Culturais e Currículo
− Currículo, Poder e Identidades
5. Currículo como teoria itinerante
− Debate curricular na pesquisa educacional no Brasil
− As primeiras aparições do termo currículo
− O surgimento do campo teórico
2. As primeiras construções teóricas: teorias tradicionais
− Influências tayloristas na educação
− Bobbit e “O Currículo”
− Tyler e a racionalidade técnica no currículo
3. O campo das teorias educacionais críticas
− As primeiras formulações críticas ao campo tradicional do currículo
− Teorias da reprodução e teorias da resistência
− A crítica neomarxista, currículo e cultura
− A Nova Sociologia da Educação
4. Currículo e Teorias Pós-críticas: Multiculturalismo, Estudos Culturais, Pós-estruturalismo e Pós-colonialismo
− Currículo e Multiculturalismo
− Currículo e Pós-Colonialismo
− Currículo e Pós-estruturalismo
− Estudos Culturais e Currículo
− Currículo, Poder e Identidades
5. Currículo como teoria itinerante
− Debate curricular na pesquisa educacional no Brasil
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- APPLE, M.W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. APPLE, M.W. El conocimiento oficial – la educación democrática en una era conservadora. Barcelona: Ediciones Paidós, 1993. APPLE, M.W. Ideologia e currículo. 3a.ed., Porto Alegre: ArtMed, 2006. (cap. 4 e 5) APPLE, M. W. e Buras, K. (orgs.) Currículo, poder e lutas educacionais – com a palavra os subalternos. Porto Alegre: ArtMed, 2008. BEYER, L. and Apple, M.W. The curriculum – problems, politics, and possibilities. 2nd. ed. Albany: SUNY, 1998. DUSSEL, Inés. Inclusión y exclusión en la escuela moderna argentina: una perspectiva postestructuralista. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v.34, n.122, maio/ago. 2004. DUSSEL. O currículo híbrido: domesticação ou pluralização das diferenças? In: Lopes, Alice, Casimiro; Macedo, Elizabeth. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo, Cortez, 2002. p.55-75. FRAGO, A.V. e Escolano, A. Currículo, espaço e subjetividade – a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
- GOODSON, I. F. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis: Vozes, 2006. HAMILTON, D. Sobre as origens dos termos classe e curriculum. Teoria & Educação, n.6, p.33-52, 1992. KEMMIS, S. El currículum: más allá de la teoría de la reproducción. Madrid: Ediciones Morata, 1988. LOPES, Alice Casimiro. Políticas Curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 109-118, Mai/Jun/Jul/Ago 2004. LOPES, Alice, Casimiro; Macedo, Elizabeth (org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo, Cortez, 2002. LOPES, Alice, Casimiro. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo, Cortez, 2002. LOPES, A.C., Macedo, E., e Alves, M.P.C. (orgs.) Cultura e Política de Currículo. Araraquara/SP: Junqueira & Marin, 2006. MOREIRA, A.F.B. e MACEDO, E. Currículo, identidade e diferença. In: MOREIRA, A.F.B. e MACEDO, E. (orgs.) Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Porto: Porto Editora, 2002. OLIVEIRA, Inês B. (org.) Alternativas emancipatórias em currículo. São Paulo: Cortez, 2004. PARAÍSO, Marlucy Alves. Estudos sobre currículos no Brasil: tendências das publicações na última década. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 95-114, 1994.
- PARASKEVA, J. M. Por uma teoria curricular itinerante. In: PARASKEVA, J. M. (org.) Discursos Curriculares Contemporâneos. Mangualde: Edições Pedago, 2007. (p. 7-21) PARASKEVA, J. M. Currículo como prática [regulada] de significações. In: PARASKEVA, J. M. (org.) Educação e poder – abordagens críticas e pós-estruturais. v.1, Mangualde: Edições Pedago, 2008. (cap.6) POPKEWITZ, T. Reforma educacional. Uma política sociológica; poder e conhecimento em educação. Porto Alegre, ArtMed, 1997. POPKEWITZ, T. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre, ArtMed, 2001. SANTOMÉ, Jurjo T. Multiculturalismo anti-racista. Porto: Profedições, 2008. SANTOMÉ, Jurjo T. O curriculum oculto. Porto: Porto Editora, 1995. SILVA, T. T. da. Notas sobre História do Currículo. In: SILVA, T. T. da. Identidades terminais – as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Editora Vozes, 1996. (cap. 4, p.79-82)
- SILVA, T. T. da. O Currículo como artefato social e cultural. In: SILVA, T. T. da. Identidades terminais – as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Editora Vozes, 1996. (cap. 5, p.83-96) SILVA, T. T. da. Currículo e Identidade social: territórios contestados. In: SILVA, T. T. da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Editora Vozes, 1996. (cap. 9, p.160-178) SILVA, T. T. da. O projeto educacional moderno: identidade terminal? In: SILVA, T. T. da. Identidades terminais – as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Editora Vozes, 1996. (cap. 15, p.251-268) SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade – uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. SILVA, T. T. da. Dr. Nietzsche, curriculista – com uma pequena ajuda do Professor Deleuze. In: Moreira, A.F.B. e Macedo, E. (orgs.) Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Porto: Porto Editora, 2002. TALBURT, S. e STEINBERG, S. (org.) Pensar Queer: sexualidade, cultura e educação. Mangualde: Edições Pedago, 2007 Teoria & Educação, n.5, 1992. (vários textos)