Nome da Atividade
S.A.: GOVERNANDO DOCÊNCIAS: POLÍTICAS CURRICULARES, CURRÍCULOS, DISCURSOS E DISPUTAS
CÓDIGO
17350268
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
O seminário tem como foco discutir e problematizar as diferentes concepções, noções, discursos e esperanças que disputam tipos de docências, políticas curriculares e currículos das licenciaturas na contemporaneidade. Sugere-se que esse movimento, em torno da docência e da sua formação, conduz tecnologias políticas de governo que buscam, por diferentes meios, transformar as condutas docentes (subjetividades e identidades) e governá-las sob certos princípios e interesses.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Apresentação da temática e proposta do seminário
1. Perspectiva teórica e conceitual: tecnologia políticas, poder, governo, sujeitos/subjetivação
- Docência como uma questão de controle e governo
2. Emergência do trabalho docente enquanto um trabalho profissional
Aspectos históricos, sociais, políticos
3. Tecnologias políticas e o governo das docências contemporâneas
- Demandas neoliberais e globais
- Políticas curriculares, currículos
- Políticas de avaliação
- Instituições empresariais (movimentos, fundações, etc.)
- Formação não presencial
- Disputas entre a concepção de docentes autênticos e reformados
4. Seminários
5. Avaliação
1. Perspectiva teórica e conceitual: tecnologia políticas, poder, governo, sujeitos/subjetivação
- Docência como uma questão de controle e governo
2. Emergência do trabalho docente enquanto um trabalho profissional
Aspectos históricos, sociais, políticos
3. Tecnologias políticas e o governo das docências contemporâneas
- Demandas neoliberais e globais
- Políticas curriculares, currículos
- Políticas de avaliação
- Instituições empresariais (movimentos, fundações, etc.)
- Formação não presencial
- Disputas entre a concepção de docentes autênticos e reformados
4. Seminários
5. Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AMOS, Karin. Governança e governamentalidade: relação e Relevância de dois conceitos científico-sociais proeminentes na educação comparada. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n. especial, 2010. BALL, J. Stephen & MAINARDES, Jeferson (Orgs). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. BALL, J. Stephen. Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 33-52, jan./jun. 2012. BIESTA, G., & PICOLI, B. A. (2018). O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação, 41(1), 21-29, 2018. CASTRO, Edgardo. Vocabulário Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 7.ed. Rio de Janeiro, Graal, 1988. FOUCAULT, M. Tecnologias del yo y otros textos afines. Barcelona: Paidós, 1989. FOUCAULT, M. O sujeito e o Poder. In: DREYFUS, H. & RABINOW P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro, Graal, 1990. FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. 1.ed. São Paulo, Martins Fortes, 2008. FOUCAULT, Michel (1926-1984). Ditos e escritos, Volume IV: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres & DIAS, Rosanne Evangelista. Os sentidos de docência na BNCC: efeitos para o currículo da educação básica e da formação/atuação de professores. Educação, UNISINOS, vol. 22, n. 1, 2018.
- GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro L. Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005. HUNTER, Ian. Assembling the school. In:BARRY, A.; OSBORNE, T.; ROSE, N. (Ed.). Foucault and political reason; liberalism, neo-liberalism and rationalities of government. Chicago: University of Chicago Press, 1996. p.143-166. JONES, Dave. La genealogia del profesor urbano. In: BALL, S. J. (Comp.) Foucault y la educación. Disciplinas y saber. 2 ed. La Coruna/Madrid: Paideia/Morata, 1994. p.61-80. NÓVOA, António. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 109-139, 1991. OLIVEIRA, Dalila Andrade, CARVALHO, Miguel Luis, LeVASSEUR, Louis, MIN, Liu, NORMAND, Romuald. Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do educador: perspectivas globais e comparativas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2019. OLIVEIRA. Verônica Borges de. Discursos conservadores nas políticas curriculares: do sacerdócio à profissionalização docente. Revista Teias, v. 17, v. 17, n. 47. Out.-Dez., 2016. POPKEWITZ, T. S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, António (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.35-50. ROSE, Nikolas. Inventando nossos selfs: psicologia, poder, subjetividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. VILLELA, Heloísa. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, Y.; FARIA FILHO, L. y VEIGA, C. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 95-134.