Nome da Atividade
S.A.: TEORIAS DE CURRÍCULO E IMAGENS
CÓDIGO
17350269
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O Seminário Avançado estuda e discute Teorias de Currículo, a partir de leituras e debates de textos de referência sobre o tema, aos quais será articulada a análise de algumas pesquisas com imagens, de forma a subsidiar abordagens metodológicas de investigação.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

Introdução: apresentação da proposta do Seminário

I – Concepções de Currículo e Planejamento Curricular

- Currículo e a produção de sentidos;

- Planejamento curricular e relações de poder.

II – Currículo e Conhecimento.

- Conhecimento escolar;

- Discurso Pedagógico;

- Políticas Educacionais no Brasil e conhecimento escolar.

III – Organização disciplinar escolar e Integração Curricular

- Disciplina;

- Currículo disciplinar;

- Políticas de integração curricular;

- Integração curricular e democracia na escola.


IV – Prática e Cotidiano

- Estudos da escola;

- Interacionismo simbólico;

- Currículo e prática;

- Estudos nos/dos/com o cotidiano.


V – Emancipação e resistência

- Reconfiguração das teorias da resistência;

- Espaços e práticas emancipatórias em cotidianos escolares;

- Resistência e emancipação.


VI – Cultura

- Conceitos;

- Estudos culturais;

- Cultura e sistema de significação;

- Pós-colonialismo, currículo e hibridismo cultural.


VII - Identidade e Diferença

- Identidades fixadas e descentramento de identidades;

-Políticas de Identidade;

-Perspectivas dos estudos culturais


VIII - Política Curricular e Imagens

- Concepções de política;

- Políticas de currículo e suas imagens;

- Currículo Itinerante.


Síntese dos estudos realizados e Avaliação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALVIM, Davis M.; MAÇÃO, IZABEL R.; ROSEIRO, Steferson Z. Ano 2091 – Silêncio nas filosofias da educação: por uma cartografia das resistências escolares. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e223171, 2020. APPLE, Michael. A luta continua. Lições aprendidas e o que pode ser feito. In: APPLE, Michael; GANDIN, Luis Armando; LIU, Shuning; MESHULAM, Assaf; SCHIRMER, Ekeni. A luta pela democracia na Educação: lições de realidades sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.p.227 – 267. APPLE, Michael. A política do conhecimento oficial: a educação democrática em uma era conservadora. Petrópolis (RJ): Vozes, 1997. BEANE, James. Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.2, pp. 91-110, Jul/Dez 2003. BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996. BERNSTEIN, Basil. El dispositivo Pedagógico. Cap. II. In: BERNSTEIN, Basil. Pedagogia, control simbólico e identidad: teoria, investigação e crítica. Madrid: Morata; La Coruña : Paidéia, 1998, p.55-68. BOHNSACK, Ralf. A multidimensionalidade do habitus e a construção de tipos praxiológica. Educação Temática Digital, Campinas, v.12, n.2, p.22-41, jan. / jun. 2011. BOHNSACK, Ralf. «A interpretação de imagens e o método documentário». Sociologias, 9 (18): 286-311, 2007. BOHNSACK, Ralf . Pesquisa social reconstrutiva. Introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis: Vozes.2020. BRUM, Lucas Pacheco, CUNHA, Natália Ferreira da; LOREA LEITE, Maria Cecilia. «Imagens e currículos: O que dizem as tiras de Armandinho sobre os currículos es-colares?». Revista Espaço do Currículo, 14 (3): 1-14, 2021. CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2008. CHERRYHOLMES, Cleo H. Um projeto social para o currículo: perspectivas pós-estruturais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. 1.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993, v. 1,
  • CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: Antonio Flavio Moreira Barbosa. (Org.). Currículo: questões atuais. 18.ed. Campinas, SP: Papirus, 2013, v. 2, p. 103-143. COSTA, Marisa Vorraber; WORTMANN, M.L.C; BONIN, Iara T. Contribuições dos Estudos Culturais às pesquisas sobre currículo – uma revisão. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 509-541, set./dez. 2016. FERRAÇO, Carlos E. Currículos, cotidianos e culturas em narrativas e imagens. Espaço do Currículo, v.4, n.2, pp.138-148, Setembro de 2011 a março de 2012. GALLO, Silvio. Currículo (entre) imagens e saberes. Unisinos, 2007. Disponível em: http://www.grupodec.net.br/wpcontent/uploads/2015/10/GalloEntreImagenseSaberes.pdf HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez. 1997. HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: PUC; Apicuri: 2016. LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia y estrategia socialista. Hacia uma radicalización de la democracia. Buenos Aires (Argentina): Fondo de Cultura Econômica de Argentina, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Políticas Educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa. Vol.46 nº159 p.38-62 jan/mar.2016. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. LOPES, Alice Casimiro. Discursos nas políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 6, p. 33-52, 2006. LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUerj / Faperj, 2008.
  • MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 32 maio/ago. 2006. MAIA, Angélica Araújo de Melo. Dimensões da Emancipação em Abordagens Críticas e Pós-críticas de Currículo. Revista e-curriculum, v.7 n.2 agosto 2011, p. 1-19. OLIVEIRA, Inês B. Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar - GRPESQ Currículo e Cotidiano Escolar In: OLIVEIRA, Inês B. de; AMORIN, Antonio C. R. de (orgs.). Sentidos de currículo: entre linhas teóricas, metodológicas e e experiências investigativas. Campinas, SP: FE/UNICAMP; ANPEd, 2006, p. 24-27. PARAÍSO, Marlucy A. Currículos, teorias e políticas. São Paulo: Contexto, 2023. PARASKEVA, João M. Itinerant curriculum theory. Great Britain: Blomsbury, 2024. SANTOS, E. M. dos; GONZALEZ, S. Práticas Antirracistas nos processos curriculares com as redes educativas cotidianas das mulheres na Bacia do Rio Formate. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–18, 2022. SILVA, Sandra Kretli, DELBO, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera, BRUM, Jaqueline Magalhães. A ética nas pesquisas com imagens: uma conversa com Gustavo Fischman. Revista Teias v. 16 • n. 42 • 201-210. jul./set. – 2015. SILVA, Sandra Kretli da; PARAÍSO, Marlucy Alves. Imagens-cinema e redes de conversações: linhas de fuga para pensar as questões de gêneros e de sexualidades nos cotidianos escolares. Revista Digital do LAV, Santa Maria: UFSM, v. 13, n. 2, p. 126- 147, mai./ago. 2020. SILVA, Sandra K.; PARAÍSO, Marlucy Alves. E sacode a poeira: fazendo o currículo embalançar em composição com Imagens cinematográficas e professoras. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.4, p. 1895-1914 out./dez. 2020. SILVA, Tomaz T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. WALTER, Fernanda Omelczuk. O lugar do pedagógico nos filmes feitos para crianças. Pro-Posições, v. 26, n. 3 (78), p. 185-204, set./dez. 2015.
  • YOUNG, Michael F.D. Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI? Cadernos de Pesquisa. Vol.46 nº159 p.18-37 jan/mar.2016.

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