Nome da Atividade
S.A.: TRABALHO, EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS
CÓDIGO
17350270
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Relação trabalho e educação. Trabalho como construção histórico-cultural. Trabalho como elemento de transformação na vida da pessoa humana. Conceitos fundamentais da crítica marxiana e implicações para a análise da prática educativa. Revoluções industriais. Taylorismo, Fordismo e pós-fordismo. Mudanças no mundo do trabalho e no modo de produção capitalista e as consequências para a educação e para o mundo do trabalho. Transformações sócio-políticas, econômicas e culturais no contexto da globalização e da reestruturação produtiva.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. A relação entre trabalho e educação

2. Os conceitos fundamentais da crítica marxiana

3. A reestruturação produtiva: do fordismo à indústria 4.0

4. Os impactos da reestruturação produtiva na formação do trabalhador

5. A globalização e as transformações sociais

6. O mundo do trabalho no capitalismo avançado: heterogeneidade, fragmentação e complexificação da classe trabalhadora e da formação humana

7. O novo proletariado na era digital

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANTUNES, Ricardo (Org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. ANTUNES, Ricardo. O Caracol e sua Concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005. ANTUNES, Ricardo e PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilidade toyotista. São Paulo: Cortez, 2017. ANTUNES, Ricardo. O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018. ARAÚJO, Patrícia; CASTRO, José Manuel; JORDÃO, Filomena. “Sempre trabalhador, dificilmente empregado”: o “inemprego” como uma dimensão laboral emergente. Trabalho & Educação. v. 23, n. 3, set./dez. 2014. DEL PINO Mauro. A. B. Educação, trabalho e novas tecnologias: as transformações nos processo de trabalho e de valorização do capital. Pelotas: Editora Universitária UFPel, 1997. FERREIRA, Márcia Ondina e GUGLIANO, Alfredo Alejandro. Fragmentos da globalização na educação: uma perspectiva comparada. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
  • RIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo:Cortez, 1995. FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998. GUY, Standing. O precariado: a nova classe perigosa. São Paulo: Autêntica, 2013. HARDT, Michaele NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001. HARDT, Michaele NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do império. Rio de Janeiro: Record, 2005. HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Ed. Loyola, 1992. HARVEY, David. A loucura da razão econômica: Marx e o Capital no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2018. LAZZARATO, Maurizio e NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
  • MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Nova Cultural: São Paulo, 1988. MARX, Karl. Capítulo VI inédito de O Capital. São Paulo: Editora Moraes, s/d. MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital. São Paulo: Ed. Boitempo, 2002. MÉSZÁROS, István. Produção destrutiva e estado capitalista. São Paulo: Ensaio, 1989. PIKETTY, Thomas. O Capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínsica, 2014. SADER, Emir e GENTILI, Pablo (orgs). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Trabalho, educação e prática social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. STANDING, Guy. O precariado: a nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. 288p.

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