Nome da Atividade
S.A.: CURRÍCULO COMO UMA TECNOLOGIA DISCURSIVA DE GOVERNAÇÃO
CÓDIGO
17350271
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Perspectiva Pós-críticas e currículo. Currículo como tecnologia discursiva de governação das condutas: governação, discursos, sujeitos.

Objetivos

Objetivo Geral:

O seminário tem dois objetivos:

1. estudar e problematizar o conceito de currículo como uma tecnologia discursiva de governação, ou seja, como um instrumento envolvido, com tantos outros, na produção, constituição e governos de condutas humanas;

2. aproximação com estudos (dissertações e teses) que operam com o tema currículo nesta perspectiva.

Conteúdo Programático

Apresentação do curso e da temática

Perspectiva Pós-críticas e currículo

Currículo como tecnologia discursiva de governação: tecnologia, discursos, sujeitos, governação

Currículo como tecnologia discursiva de governação: efeitos

- Política curricular e currículo: Educação Básica e Formação docente

Seminário final e avaliação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALL, BALL, Stephen J. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes". In Education reform: A critical and post-structural approach. Buckingham, England: Open University Press, 1994. BALL, BALL, Stephen J Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, jul/dez de 2001. BALL, BALL, Stephen J Reformar escolas/reformar professores e os terrores da perfomatividade. Revista Portuguesa de Educação. Universidade do Minho, Braga, Portugal, vol.15, n. 002, 2002. Disponível em: . Acesso em 08/03/2008. BALL, BALL, Stephen J Profissionalismo, gerencialismo e perfomatividade. Cadernos de Pesquisa, v.35, n.126, set/dez, 2005. BAMPI, Lisete. Currículo como tecnologia de governo de cidadãs e cidadãos. http://23reuniao.anped.org.br/textos/1207t.PDF CORAZZA, Sandra e TADEU, Tomaz. Manifesto por um pensamento da diferença em educação. In: CORAZZA, Sandra e TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisa pós-critica em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. COSTA, Marisa Vorraber, (Org). O currículo nos limiares contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. CASTRO, Edgar. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 7.ed. Rio de Janeiro, Graal, 1988.
  • FOUCAULT, M. Tecnologias del yo y otros textos afines. Barcelona: Paidós, 1989. FOUCAULt, M. O sujeito e o Poder. In: DREYFUS, H. & RABINOW P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro, Graal, 1990. FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. 1.ed. São Paulo, Martins Fortes, 2008. GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção e LOUZANO, Paula Baptista Jorge. Michael Young e o campo do currículo: da ênfase no “conhecimento dos poderosos” à defesa do “conhecimento poderoso. https://www.scielo.br/j/ep/a/Cqgn6mVxtGt7fLNpTgXwS5L/?format=pdf&lang=pt HACKING, Ian. Ontologia histórica. São Leopoldo: UNISINOS, 2002. OLIVEIRA, Luciano Amaral (Org). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola Editora, 2013. PARASKEVA, J. M. Por uma teoria curricular itinerante. In: PARASKEVA, J. M. (org.) Discursos Curriculares Contemporâneos. Mangualde: Edições Pedago, 2007. (p. 7-21) PARASKEVA, J. M. Currículo como prática [regulada] de significações. In: PARASKEVA, J. M. (org.) Educação e poder – abordagens críticas e pós-estruturais. v.1, Mangualde : Edições Pedago, 2008. (cap.6) SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades Terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.

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