Nome da Atividade
S.A.: EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
17350274
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Desafio socioambientais do século XXI. Problemas epistemológicos, metodológicos e práticos da Educação Estético-Ambiental, como uma modalidade inovadora de educação em valores, na formação acadêmico-profissional. Projeção transversal, transcultural, transartística e transdisciplinar da estética. Antecedentes, fundamentos, categorias e função da Educação Estético-Ambiental, na condição humana, frente a crise socioambiental. Práxis Estético-Ambiental.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Antecedentes histórico-naturais, típicos do processo civilizatório, que explicam a degeneração estética e estética e, consequentemente, perda dos "sentidos estéticos" e, por extensão, da sustentabilidade estética dos seres humanos.

2. Impacto antiestético da crise socioambiental e da "enfermidade da razão" na perda da sustentabilidade estética da condição humana.

3. Aspectos históricos relacionados ao surgimento da Educação Estético-Ambiental (as duas fases de desenvolvimento em Cuba e no Brasil); Essência ou natureza da Educação Estético-Ambiental, como modalidade inovadora de educação em valores, com orientação transversal, transartística, transcultural e transdisciplinar (especificidade, em relação a Educação Estética, a Educação Ambiental, a Arte-Educação, etc.).

4. Objeto da Educação Estético-Ambiental: orientado à formação mais integral do ser humano. Fontes teóricas e referenciais fundamentais da Educação Estético-Ambiental

5. Aparato conceitual: valores estético-ambientais; atividades multipropósitos; Ambientação Estética; Sustentabilidade Estética; Estímulos Esteticamente Significativos; Sensibilização Estético-Ambiental etc.

6. Práxis Estético-Ambiental: momentos pedagógicos; procedimentos, técnicas e dinâmicas de sensíbilização Estético-Ambiental. Experiências de sensibilização Estético-Ambiental no Brasil, no Chile e em Cuba. O projeto Eco-Estética: antecedentes, objetivos, projeções. O Grupo de Eco-estética: experiências de trabalho, integração e projeções.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Estratégias de Ensinagem. In:ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate.Processos de Ensinagem na Universidade. 10. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2012, p.75-107 CAVALLO, David. et al. Inovação e Criatividade na Educação Básica: dos conceitos ao ecossistema. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 24, Número 2, 2016. Disponível em: https://goo.gl/p1886q Acesso em: 27 abr. 2022. DUARTE JUNIOR, João Francisco. O Sentido dos Sentidos: a educação (do) sensível. 4ª Curitiba: Criar, 2004. 225p ESTÉVEZ, Pablo R.: El abecé de la Educación Estético-Ambiental. Colección Educación Estético-Ambiental. Realeza: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil. no prelo ESTÉVEZ, Pablo René: Por las leyes de la belleza. Editorial Universitaria Félix Varela, La Habana, 2019. En: http://bibliografia.eduniv.cu ESTÉVEZ, Pablo René: La Educación Estético-Ambiental: un imperativo de la sociedad contemporánea. Editorial Universitaria Félix Varela, 2023. ESTEVEZ ALVAREZ, Lurima. La sensibilización estético-ambiental. Técnicas y dinámicas para escolares, estudiantes y profesores. Editorial Universitaria Félix Varela, 2022
  • ESTÉVEZ, Pablo René. La revolución estética en la educación. Editorial Pueblo y Educación, La Habana, 2004. ESTÉVEZ, Pablo René: Los colores del arco iris. Editorial Pueblo y Educación, La Habana, 2008. ESTÉVEZ, Pablo René: Educar para el bien y la belleza. Editorial Pueblo y Educación, La Habana, 2011. ESTÉVEZ, Pablo René: La educación estética: conceptos y contextos. Capiro:Santa Clara, 2012. ESTÉVEZ, Pablo René.A alternativa estética na educação. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. ESTÉVEZ, Pablo René. A Educação Estética: experiências da escola cubana. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2003. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, Philippe (coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, p. 65-84. Disponível em< http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/livro_ieab.pdf> Acesso em: 04 set. 2018 TERRA SILVEIRA. Wagner. O Fundamento Estético na Educação Ambiental Transformadora. Curitiba: Appris, 2015.

Página gerada em 08/07/2025 10:00:50 (consulta levou 0.076262s)