Nome da Atividade
L.D.: CULTURA VISUAL, METODOLOGIAS E PESQUISAS VISUAIS
CÓDIGO
17350277
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo da Cultura Visual como campo de investigação e práticas educativas, enfocando em processos metodológicos e investigações com dados visuais e pesquisa educacional baseada em artes (A/r/tografia). Refletir sobre as visualidades na pesquisa e educação: questões éticas, estéticas e metodológicas.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Estudo da Cultura Visual - campo de investigação e práticas educativas
2. Reflexões sobre as imagens/visualidades
3. Processos metodológicos e investigações com dados visuais
4. Dados visuais
5. Pesquisa educacional baseada em artes (A/r/tografia)
6. Questões éticas, estéticas e metodológicas
2. Reflexões sobre as imagens/visualidades
3. Processos metodológicos e investigações com dados visuais
4. Dados visuais
5. Pesquisa educacional baseada em artes (A/r/tografia)
6. Questões éticas, estéticas e metodológicas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BANKS, Marcus. Dados Visuais para Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: ARTMED, 2011. CAPOUS-DESYLLAS; MORGAINE, Karen (Eds.). Creating Social Change Through Creativity: Anti-Oppressive Arts-Based Research Methodologies. London: Palgrave McMillan, 2018. CHARRÉU, Leonardo; OLIVEIRA, Marilda de. Pedagogias, espaços e pesquisas moventes nas visualidades contemporâneas. Goiânia: Gráfica da UFG, 2016. 118 p. (Coleção Desenredos; vol. 10). Disponível em: https://ebooksfav.droppages.com/livros/10livro/index.html Acesso em: 24 jul. 2022. DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 21-26. HALL, Stuart. Cultura e representação. PUC-Rio: Apicuri, 2016. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/HALL_Cultura_e_Representa%C3%A7%C3%A3o_-_2016.pdf Acesso em: 13 jul. 2021. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Ed. ARTMED, 2000.
- IMMIANOVSKY, Charles; CARVALHO, Carla. PEBA: a arte e a pesquisa em educação. Reflexão e Ação, v. 25, n. 3, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729 Acesso em: 10 jul. 2021. LEAVY, Patricia. Method Meets Art: Arts-Based research practice. New York; London: Guilford Press, 2020. MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Educação da Cultura Visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. UFSM, 2009. MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria: Ed. UFSM, 2013. MIRANDA, Fernando; VICCI, Gonzalo; ARDANCHE, Melissa. Educación y Visualidad Investigaciones pedagogicas en contextos hiper visuales. Mastergraf: Universidad de la Republica, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/33428196/Educacion_y_Visualidad_Investigaciones_pedagogicas_en_contextos_hiper_visuales Acesso em: 12 jul. 2021. ROSE, Gilliam. Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. New York: Sage Publications Ltd, 2001. TOURINHO, Irene. Imagens, pesquisa e educação: questões éticas, estéticas e metodológicas. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Org.). Culturas das imagens - desafios para a arte e para a educação. 1ed. Santa Maria (RS): Editora da UFSM, 2012, p. 231-252.