Nome da Atividade
S.A.: TIC, CULTURA E SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE
CÓDIGO
17350279
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Estudar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial as tecnologias digitais (TD) e compreender suas relações com a educação e a formação, identificando reverberações na mídia, cultura e subjetividade contemporâneas. Refletir sobre as modificações ocorridas na formação docente, vista como um processo de aprendizagem ao longo da vida.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. TIC, TD e aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning)
2. Mídia, cultura e subjetividade
3. TIC e mediação
4. Culturas da mídia e cibercultura
5. Redes Sociais e educação
6. Comunicação e educação na sociedade contemporânea
7. Hipermídia e educação no pós-digital
2. Mídia, cultura e subjetividade
3. TIC e mediação
4. Culturas da mídia e cibercultura
5. Redes Sociais e educação
6. Comunicação e educação na sociedade contemporânea
7. Hipermídia e educação no pós-digital
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11. ed. São Paulo : Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006. MORÁN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto; MORALES, Ofelia E. (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II (Coleção Mídias Contemporâneas). Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf Acesso em: 02 out. 2024. PARENTE, André (org.). Imagem-Máquina: a era das tecnologias do virtual. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011. PARENTE, André (org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2013. PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea (orgs.). Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014. Disponível em: http://books.scielo.org Acesso em: 10 fev. 2019. PRIMO, Alex (org.). Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2016.
- SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. SANTAELLA, Lucia. Temas e dilemas do pós-digital: a voz da política. São Paulo: Paulus, 2016. SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: a alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015. VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elisabeth; GERALDINI, Alexandra. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, abr./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/9900 Acesso em: 24 abr. 2024.