Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA DE PESQUISA
CÓDIGO
17350295
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Análise das condições da prática acadêmico-escolar e social presentes no contexto experiencial dos alunos através de: estudo das concepções teóricas que procuram explicar a realidade, o trabalho docente e o campo científico do agistério; o espaço e a temporalidade como elementos definido-definidores da prática educativa; o currículo, a estrutura social e as concepções de conhecimento; análise dos elementos básicos de ensino; os sujeitos, o conhecimento e as relações pedagógicas; o paradigma do ensino com pesquisa como espaço de produção social, acadêmica e escolar.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Correntes e tendências teóricas na Educação

2. Trabalho e formação docente: concepções e análises contemporâneas

3. A prática educativa e a prática de pesquisa: relações entre escola e universidade

4. Currículo e concepções de conhecimento

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
  • DESCARTES, Réne. Discurso do método: regras para a direção do espírito. Porto Alegre: Martin Claret, 2003.
  • DINIZ, Débora. Carta de uma orientadora. Sobre Pesquisa e Escrita Acadêmica. Brasília: Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2024.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 2019.
  • GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.
  • HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro: Sociedade, percepção e comunicação hoje. Petrópolis/RJ, Vozes, 2022.
  • KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas.12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
  • MEIRIEU, Philippe. A Pedagogia ente o Dizer e o Fazer. A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Epistemologias do século XX: Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan, Bachelard, Toulmin, Feyerabend, Maturana, Bohm, Bunge, Prigogine, Mayr. São Paulo: EPU, 2011.
  • NOVAES, Adauto (Org.). Mutações: A experiência do pensamento. São Paulo: EdiçõesSESC/SP, 2010.
  • SACRISTÁN, José Gimeno; PEREZ GOMEZ, Ángel I. Educar por Competências: O que há de Novo? Porto Alegre: Artmed, 2011
  • PÉREZ GÓMEZ, A. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2021.

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