Nome da Atividade
ENSINO-APRENDIZAGEM,CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO II
CÓDIGO
17360013
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos a respeito do desenvolvimento humano, em sua interface com a educação, assim como dos processos de construção do conhecimento lógico-matemático que ocorrem em sala de aula, sob o foco da psicologia social e da matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender aspectos do desenvolvimento relacionados com o processo de escolarização sob o olhar da psicologia e da matemática.

Conteúdo Programático

Relação das alunas com a matemática, a partir de diferentes olhares sobre o cotidiano escolar.
História da matemática:
Lugar da matemática no currículo escolar e suas exigências de conteúdos.
Desenvolvimento da personalidade à luz de diferentes teorias psicológicas.
O desenvolvimento da identidade.
O desenvolvimento do auto-conceito.
A relação professor-aluno à luz das teorias estudadas.
O comportamento agressivo e a escola.
Aspectos gerais do desenvolvimento humano na fase escolar.
O desenvolvimento dos processos cognitivos na criança à luz das ideias de Jean Piaget.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Danyluk, Ocsana. Alfabetização matemática: o cotidiano da vida escolar. Caxias do Sul: EDUCS, 1991.
  • D'Ambrósio, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre a educação matemática. Campinas: Ed. da Unicamp, 1986.
  • D' Andrea, Flavio Fortes. Desenvolvimento da personalidade. SP: DIFEL, 1982.
  • Machado, Nilson J. Matemática e realidade. São Paulo: Cortez, 1991.
  • Piaget, Jean. Seis estudos de psicologia. RJ: Forense Universitária, 1973.

Página gerada em 25/04/2024 13:02:30 (consulta levou 0.113842s)