Nome da Atividade
ENSINO-APRENDIZAGEM CONHEC. ESCOLARIZAÇÃO V
CÓDIGO
17360016
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A compreensão do tempo histórico e do espaço geográfico, no estudo nas series iniciais do ensino fundamental, como categorias espistemológicas do conhecimento, auxiliando a compreensão das mudanças e permanências sociais, culturais, históricas e tecnológicas no espaço local.
Objetivos
Objetivo Geral:
Caracterizar o ensino de história e geografia nas series iniciais, bem como examinar seus pressupostos teóricos e princípios metodológicos. Discutir e aprofundar as possibilidades da história e da geografia como instrumentos de compreensão do meio social e do espapo local nas series iniciais.Construir a noção de espaço e tempo utilizando as categorias da psicologia psicogenética.
Conteúdo Programático
1. Ensinando História: tempo nas séries iniciais
2. Caracterização do pensamento pré operatório
2.1. A construção da noção de tempo
3. Aspectos históricos no ensino de Historia
3.1. A historia se revela
3.2. Planejamento e avaliação em história
4. A geografia tem história
4.1. A construção no da noção de espaço
5. A escrita da terra
6. O trabalho organiza o espaço
6.1 Produção do espaço
2. Caracterização do pensamento pré operatório
2.1. A construção da noção de tempo
3. Aspectos históricos no ensino de Historia
3.1. A historia se revela
3.2. Planejamento e avaliação em história
4. A geografia tem história
4.1. A construção no da noção de espaço
5. A escrita da terra
6. O trabalho organiza o espaço
6.1 Produção do espaço
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARRIADA, E. Pelotas: gênese e desenvolvimento urbano. Pelotas: Armazém literário, 1994.
- DOLLE, Jean Marie. Para compreender Jean Piaget — Uma Iniciação a Psicologia Psigenética. Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 4ª Ed.1987.
- FLORES, M. História do RS. POA: Nova Dimensão. 1996.
- KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didática de Geografia — Memórias da Terra — o espaço vivido, São Paulo , FTD. 1996.
- LAZZAROTTO, D. História do RS. Ijuí: Unijuí, 1998.
- NEMl, Ana Lucia Lama; MARTINS, João Carlos. Didática de História — O tempo vivido — Uma outra história?. São Paulo, 1996.
- ROSA, M. Geografia de Pelotas. Pelotas: UFPel, 1985.
- CALLAI, J. (org.) História e geografia do RS. ljuí: Unijuí, 1989.