Nome da Atividade
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
CÓDIGO
17360029
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreender e analisar os fatores que intervêm nos processos de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, considerando aspectos do desenvolvimento cognitivo, social, emocional, psicomotor e neurológico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Diferenciar problemas de aprendizagem e transtornos de aprendizagem;
Discriminar aspectos do desenvolvimento infantil, que contribuem pra o fracasso escolar;
Compreender os vários fatores que interferem na aprendizagem.

Objetivos específicos:
Analisar os processos de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental;
Compreender os fatores que influenciam o sucesso e/ou o fracasso de crianças nos primeiros anos do ensino fundamental;
Buscar estratégias pedagógicas que auxiliem na superação das dificuldades na escolarização de crianças do ensino fundamental;
Avaliar o desempenho escolar dos alunos.

Conteúdo Programático

Caracterização diferenciação de dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem.
Introdução ao fracasso escolar:
Fatores e variáveis que interferem na aprendizagem
Fatores orgânicos
Psicógenos
Ambientais
Pedagógicos
Específicos

Dificuldades de aprendizagem relacionadas às alterações da linguagem oral e escrita.
Instrumentos de avaliação do desempenho escolar.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBIZET, J & DUIZABO, Ph, Manual de Neuropsicologia Porto Alegre, Artes Médicas, 1985.
  • BASSOLS, Ana Margareth Siqueira, Saúde Mental na escola - uma abordagem multidisciplinar, Porto Alegre, Editora Mediação, 2003.
  • CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios de aprendizagem: Proposta de avaliação interdisciplinar, São Paulo, Casa do psicólogo, 2ª ed, 2004.
  • JOSE, Elisabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem
  • LIMA, Elvira Souza. Quando a criança não aprende a ler e a escrever, São Paulo, Editora Sobradinho 107, 2003.
  • LIMA, Elvira Souza. Diversidade e aprendizagem, São Paulo, Editora Sobradinho 107, 2006.
  • LIMA, Elvira Souza. Neurociência e leitura. São Paulo, Editora Sobradinho 107, 2007.
  • ROHDE, Luis Augusto; BENCZIK, Edyleine, Transtorno de Déficit de Atenção. Porto Alegre, Artmed, 1999.
  • ROHDE, Luis Augusto; & Colaboradores. Princípios e Práticas em TDAH - Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Porto Alegre, Artmed, Reimpressão, 2006.

Página gerada em 18/11/2024 09:41:23 (consulta levou 0.123148s)