Nome da Atividade
METODOLOGIA DA INICIAÇÃO ESTUDO E PESQUISA
CÓDIGO
17360037
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina desenvolve os instrumentos básicos para as tarefas de estudo e pesquisa no mundo acadêmico; discutindo as funções e papéis Universidade na sociedade. Apresenta a estrutura da FAE, incluindo os grupos, seja de pesquisa, estudo ou extensão, sediados nesta Faculdade. Apresenta a Biblioteca do Campus das Ciências Sociais, fornecendo as bases para sua utilização. O acesso ao conhecimento produzido (livros, periódicos, internet etc.) e a produção do conhecimento novo (pesquisa) tem destaque no processo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar uma visão sistematizada e contextualizada do ‘mundo universitário’, construindo as bases da autonomia intelectual almejada nesse nível de formação;Proporcionar as bases para a leitura e escrita de textos científicos;
Fornecer e exercitar os principais elementos para a elaboração de pesquisas acadêmicas.
Conteúdo Programático
Caracterização de conhecimento cientifico, a partir da compreensão sficio-histórica do processo de sua construção;
Conceitualização e caracterização de Educação e Pedagogia;
Pesquisa e metodologia;
Elaboração de projetos de pesquisa;
Escrita acadêmica;
Utilização da Biblioteca;
Estrutura e funcionamento da Faculdade de Educação da UFPel.
Conceitualização e caracterização de Educação e Pedagogia;
Pesquisa e metodologia;
Elaboração de projetos de pesquisa;
Escrita acadêmica;
Utilização da Biblioteca;
Estrutura e funcionamento da Faculdade de Educação da UFPel.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRANDAO, Carlos Rodrigues. O one é educa 0o. Sao Paulo: Brasiliense, 2007.
- CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa oualitativa em ciéncias humanas e sociafs_.2.ed. Petrfipolis: Vozes, 2008.
- DEMO, Pedro. Metodologia cientifica em ciências sociais. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1995.
- ESTEBAN, Maria Teresa & ZACCUR, Edwiges (orgs.). Professora-pesquisadora: uma praxis em construçao. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
- FLICK, Uwe. Desenho da pescLuisa oualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- GHIRALDELLI Jr., Paulo. O que é pedagogia. 3.ed. Sao Paulo: Brasiliense, 2006.
- GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
- LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
- RICHARDSON, Roberto Jarry (org.). Pe.sguisa social: métodos e técnicas. 3.ed. Sao Paulo: Atlas, 2010.