Nome da Atividade
RS E PELOTAS: EST. HIST. GEOG. ANOS INICIAIS
CÓDIGO
17360039
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina visa aprofundar e diversificar leituras sobre aspectos da história e da geografia regional e local tendo em vista um maior embasamento teórico e metodológico para a sua aplicabilidade nos anos iniciais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
- aprofundar e diversificar leituras sobre aspectos da história e da geografia regional e local

Objetivos específicos:
- caracterizar aspectos históricos do RS nos períodos colonial imperial e republicano;
- caracterizar aspectos históricos de Pelotas no império e na república;
- analisar a paisagem natural, a população, a produção econômica e a organização política do RS e Pelotas.

Conteúdo Programático

Aspectos históricos e geográficos do RS e Pelotas nos séculos XVIII, XIX e XX.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, Rosângela. O espaço geográfico: ensino e representação. 14 ed. São Paulo: Contexto, 2005.
  • ANTUNES, Aracy do Rego, et all. Rio de Janeiro: os grupos, os espaços e os tempos. 4. ed.. Rio de Janeiro: access, 1997.
  • CARVALHO, Márcia Siqueira de (org.). Para quem ensina geografia. Londrina. UEL, 1998.
  • CASTELAR, Sônia. Educação geográfico: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005.
  • COSTA, Elmar Bonés da (ed). História Ilustrada do RS. JÁ editores, 1998.
  • HORN, Geraldo. O ensino de História e seu currículo: teoria e método. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
  • MOURE, Telmo Remião. História do RS: São Paulo: FTD, 1994.
  • SCHNEIDER, Regina Portella. Geografia do RS. São Paulo: FTD, 1964.

Bibliografia Complementar:

  • ÁLBUM DE PELOTAS. Centenário da Independência. 1922.
  • AMARAL, Giana Lange do. O Gymnasio Pelotense e a Maçonaria: uma face da história da educação em Pelotas. Pelotas: Seiva Publicações, 1999. (Série História da Educação em Pelotas, nº1).
  • AMARAL, Giana Lange do. Gatos pelados x galinhas gordas: desdobramentos da educação laica e da educação católica na cidade de Pelotas (1930-1960). Tese de doutoramento. UFRGS, 2003.
  • ARRIADA, Eduardo. Pelotas: Gênese e desenvolvimento Urbano. Pelotas. Editora Armazém Literário, 1994.
  • BOEIRA, N. O rio Grande de Augusto Comte. In: RS: Cultura e Ideologia. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1980.
  • BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
  • COLUSSI, Eliane Lucia. A Maçonaria Gaúcha no século XIX. Passo Fundo: Ediupf, 1998.
  • CORSETTI, Berenice. Controle e ufanismo — A escola pública no Rio Grande do Sul (1889/1930). In: História da Educação/ASPHE. FaE/UFPel. N° 4, set.1998. Pelotas. Ed. da UFPel.
  • DACANAL, Jose Hildebrando e GONZAGA, Sérgius. RS: Economia e política. 2ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
  • DRHER (org), Martin N. Populações rio-grandenses e modelos de igreja. Porto Alegre: Edições EST: São Leopoldo: Sinodal, 1998
  • FREITAS, Décio, DACANAL, José, GONZAGA, Sérgius. RS: cultura e ideologia. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.
  • GIOLO, Jaime. Estado, Igreja e Educação no RS da Primeira República. São Paulo: USP, 1997. Tese de Doutorado em História e Filosofia da Educacão — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
  • GUTIERREZ, Ester J. B. Negros, Charqueadas e Olarias. um estudo sobre o espaço pelotense. Pelotas, Editora Universitária/UFPel/Livraria Mundial, 1993.
  • HISTORIA DA EDUCAÇÃO / ASPHE (Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação). FaE/UFPel. Nº 2 (set. 1997). Pelotas: Editora da UFPel - Semestral.
  • JANSEN, Sílvio. A Ilustre Pelotense - tradição e modernidade em conflito: um estudo histórico da Universidade Federal de Pelotas e suas tentativas de racionalidade. Dissertação de mestrado, Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990.
  • KOLLIG, Nilo. Educação escolar em contextos de imigração pomerana no sul do Rio Grande do Sul. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2000.
  • LONER, Beatriz Ana. Classe Operária: Mobilização e Organização em Pelotas - 1888-1937. Tese de doutorado. UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Porto Alegre, 1999.
  • MAGALHÃES, Mário Osório. Opulência e Cultura na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul - Um Estudo Sobre a Cidade de Pelotas (1860-1890). 2º ed. Pelotas: Editora da UFPel - Livraria Mundial, 1993.
  • PESAVENTO, Sandra Jatahy. História do Rio Grande do Sul: 2ª ed. Revista e ampliada. Porto Alegre. Mercado Aberto, 1982.
  • PESAVENTO, Sandra Jatahy. A burguesia gaúcha: dominação do capital e disciplina do trabalho (RS: 1889-1930). Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. (Série Documeta; 24)
  • PIMENTEL, Fortunato. Aspectos Gerais de Pelotas. Porto Alegre: Typografia Gundach, 1940.
  • QUEVEDO, Júlio, ORG. Rio Grande do Sul: quatro séculos de história. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1999.
  • TAMBARA, Elomar. Positivismo e Educação - Educação no Rio Grande do Sul sob o Castilhismo. Pelotas, RS: Ed. Universitária, UFPel, 1995.
  • TAMBARA, Elomar. A Formação Ideológica do Trabalhador na Diocese de Pelotas - RS: a Consolidação do Ultamontanismo (1910-20). Cadernos de Educação. Faculdade de Educação - UFPel ano 5, nº6, junho, 1996.
  • URBIM, Carlos, coord. Rio Grande do Sul: um século de história, vol. 1 - Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999.
  • URBIM, Carlos, coord. Rio Grande do Sul: um século de história, vol. 2 - Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999.
  • VANTI, Elisa dos Santos. O fio da infância na trama da História. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 1998.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
RS E PELOTAS: EST. HIST. GEOG. ANOS INICIAIS Pedagogia (Licenciatura)
RS E PELOTAS: EST. HIST. GEOG. ANOS INICIAIS Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

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