Nome da Atividade
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
CÓDIGO
17360117
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo de vertentes teóricas e metodológicas da Sociologia da Educação. Compreensão das dinâmicas sociais relacionadas aos atores sociais e aos processos escolares. Abordagem das pesquisas, no campo sociológico, sobre os conceitos de cultura, socialização e desigualdade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a inserção dos sujeitos (crianças, jovens e adultos) como atores sociais nos processos educacionais. Problematizar os conceitos de cultura, socialização e desigualdade a partir do olhar sociológico.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • APPLE, Michael W. Sociologia da educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. [recurso online – Pergamum/Repositório Institucional da UFPel – disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/]
  • LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
  • PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1993.

Bibliografia Complementar:

  • DUBET, François; DURU-BELLAT, Marie; VÉRÉTOUT, Antoine. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, n. 29, p. 22-70, jan./abr. 2012. [recurso online – Pergamum/Repositório Institucional da UFPel – disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/]
  • FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Ed. Moraes, 1980.
  • OLIVEIRA, Dalila Andrade. A política educacional brasileira: entre a eficiência e a inclusão democrática. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. Especial, p. 225-243, 2014.
  • REGO, Teresa Cristina (Org.). Educação, escola e desigualdade. Petrópolis: Vozes, 2011.

Página gerada em 24/12/2024 00:45:21 (consulta levou 0.136546s)