Nome da Atividade
DIFERENTES LEITURAS E REFLEXÕES ACERCA DA BIOBIBLIOGRAFIA DE PAULO FREIRE
CÓDIGO
17360167
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina tem como objeto o estudo da pedagogia de Paulo Freire. Nesse sentido, pretende discutir a vida e a obra de Paulo Freire, problematizando a relação entre o mundo da vida e a práxis educativa nas andarilhagens do pedagogo brasileiro e em sua produção bibliográfica. A identificação dos elementos que fundamentam a pedagogia freiriana e a análise sobre as influências recebidas na obra do referido autor serão conteúdos desenvolvidos no componente curricular. O reconhecimento de temas e categorias que são substanciais na pedagogia freiriana e o seu compromisso com a transformação social radical integram, ainda, o escopo dos estudos. A produção teórico-metodológica de Paulo Freire sobre a Educação Popular, a escola pública, bem como o debate acerca da atualidade de sua pedagogia compreendem as reflexões a serem realizadas na disciplina.

Objetivos

Objetivo Geral:

Identificar a biobibliografia de Paulo Freire. Reconhecer os fundamentos da pedagogia freiriana. Compreender as influências na obra de Paulo Freire. Identificar temas e categorias substanciais na pedagogia de Paulo Freire. Problematizar as contribuições da pedagogia de Paulo Freire para a Educação Popular, a escola pública e os processos educativos desenvolvidos na atualidade. Identificar o compromisso da pedagogia freiriana com a transformação social radical.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
  • FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. Kátia de Mello e Silva. 3. ed. São Paulo: Editora Moraes Ltda., 1980.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
  • FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 2. ed. São Paulo: Olho d’Água, 1995.
  • FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopez. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

Página gerada em 18/11/2024 11:30:34 (consulta levou 0.071460s)