Nome da Atividade
S.A.: HISTÓRIA DA CULTURA ESCRITA: LIVROS, LEITURAS E LEITORES
CÓDIGO
17360177
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Contato com a obra de alguns dos principais autores ligados à História Cultural, como Michel De Certeau, Roger Chartier, Robert Darnton e Carlo Ginzburg, que subsidiam os trabalhos históricos realizados no campo da história do livro, da leitura e dos impressos. Discussão sobre a perspectiva da História da Cultura Escrita, conhecimento e análise de alguns estudos no campo da história da alfabetização, das práticas de leitura e escrita, dos livros escolares. Reconhecimento das maneiras de ler e suas transformações, as formas e processos diferenciados de produção, circulação e apropriação de livros e impressos pedagógicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

I - Introdução à história da cultura escrita 16 horas-aula
II - Principais teorias e debates 13 horas-aula
III - O aparecimento da imprensa 13 horas-aula
IV - Autores, autoria e autoridade 13 horas-aula
V - Editores, livreiros e agentes 13 horas-aula

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBIER, Frédéric. Historiadel Libro. Madrid: Alianza Editorial, 2005
  • BATISTA, Antônio Augusto Gomes; GALVÃO, Ana Maria Oliveira. Livros Escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história. Campinas: Mercado das Letras, 2009
  • CHARTIER, Roger. A história Cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990
  • DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente, futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
  • GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
  • CERTEAU, Michel de . A Escrita da História. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

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