Nome da Atividade
S.A.: O PÚBLICO E O PRIVADO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CÓDIGO
17360181
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Aborda historicamente se constituíram as relações entre o público e o privado na educação brasileira, retomando o papel de instituições centrais nesse processo que estão nas bases legais e que regem a sociedade brasileira: o Estado, a Igreja, a família e a iniciativa privada. Pretende-se, dessa forma, ressaltar a fecundidade dessas duas categorias (Público e Privado), correlatas e indissociáveis entre si, para a compreensão de aspectos da educação no Brasil em tempos históricos específicos e em contextos nacionais, regionais e locais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

O publico e o privado na educação brasileira: contextualização histórica 12 horas-aula
O Estado e a Igreja junto à educação brasileira 15 horas-aula
Os poderes locais junto à educação 15 horas-aula
O municipalismo e a educação 18 horas-aula
Discussão e avaliação da disciplina 08 horas-aula

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMARAL, Giana Lange do. Gatos pelados x galinhas gordas: desdobramentos da educação laica da educação católica na cidade de Pelotas, RS (décadas de 1930 a 1960). Caxias do Sul: EduCS, 2023.
  • AMARAL, Giana Lange do. Práticas do municipalismo junto à educação na emergente República Brasileira: a ação dos intendentes e dos Conselhos Municipais na cidade de Pelotas, RS. In: CARVALHO, Carlos Henrique de (Org.); GONÇALVES NETO, Wenceslau (Org.). O município e a educação no Brasil Republicano. Jundiaí SP: Paco Editorial, 2023b, p. 167-188.
  • BUFFA, Ester. O público e o privado na educação brasileira do século XX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. Histórias e memórias da educação no Brasil, vol 3: séc. XVI-XVIII, Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.Págs. 53 a 67.
  • CARDOSO, Teresa Fachad L. As aulas régias no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. Histórias e memórias da educação no Brasil, vol 1: séc. XVI-XVIII, Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
  • CURY, Carlos Roberto J. O público e o privado na História da Educação brasileira. In: LOMBARDI, José C.; JACOMELI, Maria R.; SILVA, Tânia M.(orgs.) O público e o privado na História da Educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas, SP: Autores Associados; HISTEDBR;UNISAL, 2005.
  • GANDINI, Raquel Pereira. O público e o privado: trajetória e contradições da relação Estado e Educação. In: VELOSO, Jacques(e outros).Estado e Educação. Campinas, SP:Papirus:Cedes;ANDE;ANPED, 1992.
  • LEÃO, Geral Magela P. “Novas” estratégias da gestão privada da educação pública. In: OLIVEIRA, Dalila; DUARTE, Mariza (orgs.). Política e trabalho na escola: administração dos sistemas públicos de educação básica. 3ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
  • MACHADO, Maria Cristina Gomes. O Decreto de Leôncio de Carvalho e os Pareceres de Rui Barbosa em debate – a criação da escola para o povo no Brasil no século XIX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. Histórias e memórias da educação no Brasil, vol 2: séc. XVI-XVIII, Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. Págs. 91 a 103
  • PAIVA, José Maria de. Igreja e educação no Brasil colonial. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. Histórias e memórias da educação no Brasil, vol 1: séc. XVI-XVIII, Petrópolis, RJ: Vozes, 2004
  • REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO. SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados.
  • REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. ASPHE. Associação Sul-riograndense de História da Educação. Porto Alegre. Editora da UFRGS.
  • REVISTA CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Uberlândia. Editora EPUb
  • SAVIANI, D. (org.). Estado e políticas educacionais na História da Educação Brasileira. Vitória. EDUFES, 2010.
  • SAVIANI, Dermeval. Educação e colonização: as idéias pedagógicas no Brasil. In:STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. Histórias e memórias da educação no Brasil, vol 1: séc. XVI-XVIII, Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
  • SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: EPU, 1986.
  • SEVERINO, Antônio Joaquim. O público e o privado como categoria de análise em educação. In: LOMBARDI, José C.; JACOMELI, Maria R.; SILVA, Tânia M.(orgs.) O público e o privado na História da Educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas, SP: Autores Associados; HISTEDBR;UNISAL, 2005. págs.31 a 40
  • VECHIA, Ariclê. O ensino secundário no século XIX: instruindo as elites. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. Histórias e memórias da educação no Brasil, vol 1: séc. XVI-XVIII, Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

Página gerada em 29/03/2025 11:25:18 (consulta levou 0.077726s)