Nome da Atividade
S.A.: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA NO RS
CÓDIGO
17360184
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A disciplina estudo o processo de modernização educativa que ocorre no Brasil, no contexto Republicano, buscando destacar aspectos legais, institucionais, organizacionais e pedagógicos bem como a atuação de intelectuais neste contexto.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Analisar a produção acadêmica em História da Educação no Brasil e no RS 15 horas-aula
Caracterizar o referencial teórico- metodológico da História Cultural 15 horas-aula
Os acervos e arquivos de História da Educação no RS 15 horas-aula
Caracterizar a História da Educação e a cultura do RS 15 horas-aula
Avaliação e discussão da disciplina 08 horas-aula

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMARAL, Giana Lange do. Gatos pelados x galinhas gordas: desdobramentos da educação laica da educação católica na cidade de Pelotas, RS (décadas de 1930 a 1960). Caxias do Sul: EduCS, 2023.
  • BARROS, José D´Assunção. O Projeto de pesquisa em história: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
  • BARROS, José D´Assunção. Fontes históricas. Petrópolis, RJ:Vozes, 2019.
  • BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. 2ºed. São Paulo: UNESP, 1992.
  • BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
  • CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
  • CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Difusão Editorial, 2002
  • FARGE, Arlete. O sabor do arquivo. Editora EDUSP, 2009
  • FLORES, Moacyr. História do Rio Grande do Sul. 7. Ed. Porto Alegre: Ediplat, 2003.
  • GALVÃO, A. M. de O.; LOPES, E. M. T. Território Plural - A pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.
  • GERTZ, René. O Estado Novo no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.
  • GOLIN, Tao. Identidades: questões sobre as representações socioculturais no gauchismo. Passo Fundo: Clio, Méritos, 2004.
  • GUIMARÃES, Valéria. Entrevista com Roger Chartier - Representações das práticas, práticas da representação. História. (São Paulo), v.40, 2021, p. 1 a 11.
  • KLEIN, Ana inês (et al). Estudos de História Regional Platina. Porto Alegre, RS, Editora FI, 2018
  • LE GOFF, Jacques. História e Memória. 7ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2013.
  • NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogério. Nova História em Pespectiva. Cosac & Naify. São Paulo, 2011.
  • PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2003. PINSKY, Carla Bussanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo.Contexto, 2005
  • REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO. SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados.
  • REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. ASPHE. Associação Sul-riograndense de História da Educação. Porto Alegre. Editora da UFRGS.
  • REVISTA CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Uberlândia. Editora EPUb RICOUER Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campina, SP. Editora UNICAMP, 2007
  • ZALLA, Jocelito. A invenção de Simões Lopes Neto: literatura e memória histórica no sul do Brasil. Rio de Janeiro, 2018. Tese (Doutorado). Instituto de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018, 521p.
  • ZALLA, Jocelito.O centauro e a pena: Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929-2002) e a invenção das tradições gaúchas. Porto Alegre, 2010. Dissertação (Mestrado). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, 320p.

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