Nome da Atividade
S.A.: EPISTEMOLOGIA TRIANGULAR: A NOÇÃO AFRO-EUROPEIA E AMERÍNDIA
CÓDIGO
17360187
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Epistemologia capaz de compreender a noção afro-europeia e ameríndia. A teoria da interpretação desde uma geoculturalidade atlântica. Memória hegemônica. Heurística, ciência e suas reconstruções racionais. As metodologias e os programas e pesquisa científica. A responsabilidade social da pesquisa na nova configuração epistemológica. As linguagens: falas e discursos relativas à tríade epistemológica afroeuropeia e ameríndia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

1. Pensamento latino-americano: debate entre Quesada e Zea 10 horas-aula
2. Eurocentrismo, Colonialidade e Escravidão 10 horas-aula
3. Influências neoliberais: Rousseau e Foucault 10 horas-aula
4. A mudança de eixo: do Mediterrâneo ao Atlântico 10 horas-aula
5. A espistemologia Triangular: uma proposta metodológica 18 horas-aula
6. Educação e as novas fronteiras 10 horas-aula

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERTEN, A. Filsofia social. São Paulo: Paulus, 2004
  • DUSSEL, Enrique D. Para uma ética da libertação latino-americana. III. Erótica e Pedagógica. São Paulo: Loyola; Piracicaba: Inimep, s/d
  • HABERMAS, J. Diagnósticos do tempo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2005.
  • GRÜNER, Eduardo. La oscuridad y las luces. Capitalismo, cultura e revolución. Buenos Aires: Edhasa, 2010.
  • KUSCH, Rodolfo. América Profunda. Buenos Aires: Editorial Biblos, 1999.
  • LAKATOS, Imre. Escritos filosóficos 1. Madrid: Alianza Editorial, 2009.
  • LAKATOS, Imre. Escritos filosóficos 2. Madrid: Alianza Editorial, 2009.
  • PIZZI, J. El mundo de la vida. Husserl y Habermas. 2 ed., Santiago: EUSH, 2016.
  • LAKATOS, Imre. Historia de la Ciencia y sus reconstrucciones racionales. 4 ed., Madrid: Tecnos, 2011.
  • RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.
  • RICOEUR, P. Teoria da Interpretação. Lisboa: Edições 70, 1987.
  • SAUERWALD, Gregor; SALAS ASTRAIN, R. (Eds.). La cuestión del reconocimiento en América Latina. Zürich: Lit Verlag, 2017.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
01 2025 / 1 16 2
Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
História (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
JOVINO PIZZI
Professor responsável pela turma

Página gerada em 29/03/2025 11:14:31 (consulta levou 0.077250s)