Nome da Atividade
S.A.: HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS I
CÓDIGO
17360188
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Estudo do pensamento educacional e intencionalidades educativas (com destaque para a investigação das origens, desenvolvimento, impasses etc) presentes na história da humanidade, tomando como referência ideias de autores como Locke, Rousseau, Marx, Durkheim, Dewey, Paulo Freire e outros a serem selecionados.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
- Atividade prévia: Estudo do livro História das Ideias Pedagógicas, de Moacir Gadotti. 4 horas-aula
- Apresentação do Programa Geral da Disciplina. Perspectivas filosóficas e históricas das ideias pedagógicas 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Moderno – João Amós Comênio 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Iluminista – JeanJacques Rousseau 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Positivista – 4 horas-aula
- Período reservado para leituras e preparação do trabalho final da disciplina. 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Socialista – Anton Semyonovich Makarenko 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Escola Nova 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Fenomenológico Existencialista 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Antiautoritário – Célestin Freinet 4 horas-aula
- Período reservado para leituras e preparação do trabalho final da disciplina. 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Crítico – Pierre Bourdieu 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Crítico – Theodor Adorno 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro - História da Educação Brasileira 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro – Paulo Freire – 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro - História da Educação do Rio Grande do Sul e Pelotas 4 horas-aula
- Seminário de Encerramento 4 horas-aula
- Apresentação do Programa Geral da Disciplina. Perspectivas filosóficas e históricas das ideias pedagógicas 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Moderno – João Amós Comênio 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Iluminista – JeanJacques Rousseau 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Positivista – 4 horas-aula
- Período reservado para leituras e preparação do trabalho final da disciplina. 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Socialista – Anton Semyonovich Makarenko 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Escola Nova 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Fenomenológico Existencialista 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Antiautoritário – Célestin Freinet 4 horas-aula
- Período reservado para leituras e preparação do trabalho final da disciplina. 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Crítico – Pierre Bourdieu 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Crítico – Theodor Adorno 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro - História da Educação Brasileira 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro – Paulo Freire – 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro - História da Educação do Rio Grande do Sul e Pelotas 4 horas-aula
- Seminário de Encerramento 4 horas-aula
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
- ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
- ANDERSON, Perry. As Origens da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
- ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1997.
- ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 3ed. Brasília: Editora UnB, 1992.
- ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Cultura Brasileira, s.d.
- BEAUVOIR, Simone de. O existencialismo e a sabedoria das nações. Lisboa: Estampa, 1967.
- BOSCHETTI-ALBERTI, Maria. L'Ecole sereine. Neuchâtel. Paris: Delachaux & Niestlé, 1952.
- BOURDIEU, Pierre (org. Maria A. Nogueira e Afrânio Catani). Escritos de educação. 2ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
- BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
- BOVET, Pierre. Vingt Ans de Vie. L´Institut J.J. Rousseau de 1912 a 1932. Neuchateul - Paris: Delachaux & Niestlé. S/d.
- CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
- CHÂTELET, François e outros. História das Idéias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1985
- CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. SP: Fundação Perseu Abramo, 2000.
- CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1999b.
- CHOMSKY, Noam. Segredos, Mentiras e Democracia. Brasília: Editora UnB, 1997
- CÍCERO, Marco Túlio. Dos Deveres. São Paulo: Saraiva, 1965.
- CLAPARÈDE, Edouard. Como diagnosticar as aptidões dos escolares. Porto: Livraria Educação Nacional, 1931
- CLAPARÈDE, Eduardo. A educação Funcional. São Paulo: Comp. Editora NAcional, 1933
- CLAPARÈDE, Eduardo. A Escola e a Psycologia Experimental. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1928.
- CLAPARÈDE, Eduardo. A escola por medida. Coimbra: Liga dos Antigos Alunos da Escola Normal, Tipografia Reis Gomes, 1930.
- CLAPARÈDE, Eduardo. Psicologia da Criança e Pedagogia Experimental. Rio de Janeiro: Ed. do Brasil, 1934. COUSINET, Roger. L'Éducation Nouvelle. Neuchâtel. Delachaux & Niestlé, 1950.
- DELAS, Jean-Pierre & MILLY, Bruno. Histoire des pensées sociologiques. (Tradução da 1ª parte do capítulo 9, Interacionismo Simbólico, de Gomercindo Ghiggi). Paris: Editions Sirey, 1997.
- DEMOLINS, Edmond. L'Éducation Nouvelle. L'École des Roches. 2ª ed. Paris: Firmim-Didot, 1901.
- DEWEY, John. Democracia e educação. Introdução à Filosofia da educação. 4ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1979.
- DOTTRENS, Robert. L'Éducation Nouvelle en Autriche. Préface de Pierre Bovet. Neuchâtel. Delachaux & Niestlé, 1927.
- DUCASSÉ, Pierre. As Grandes Correntes da Filosofia. Lisboa: Publicações Europa-América, 1947.
- DURKHEIM, Émile. A evolução pedagógica. Porto Alegre: Artes médicas, 1995.
- EBY, Frederick. História da educação moderna. 2 ed. Porto Alegre: Globo, 1976.
- FARIA DE VASCOCELOS. Une École Nouvelle en Belgique. Préface de Adolphe Ferrière. Paris: Delachaux & Niestlé, 1915.
- FÁVERO, Maria de Lourdes; BRITO, Jader de Medeiros (org.). Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos Dias Atuais. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, MEC-Inep, 1999.
- FERRIÈRE, Adolphe. A Escola Activa. Tradução de Domingos Evangelista. Porto: Editora Nacional de António Figueirinhas, 1934.
- FERRIÈRE, Adolphe. A Escola Activa. Tradução Jorge Babo. Prefácio de Émile Planchard. Lisboa: Ed. Aster, 1965.
- FERRIÈRE, Adolphe. A escola por medida pelo molde do professor. Tradução: Vítor Hugo Antunes.Porto: Editora Educação Nacional, 1934.
- FERRIÈRE, Adolphe. A lei biogenética e a escola ativa. Tradução de Noemy Silveira. Prefácio de M. B. Lourenço Filho. São Paulo: Editora Companhia Melhoramentos, 1929. (Biblioteca de Educação).
- FERRIÈRE, Adolphe. Brève Initiation a l´Éducation Nouvelle. Paris: Éditions Bourrelier, 1951
- FERRIÈRE, Adolphe. L´Amérique Latine adopte l´École Active. Neuchâteul Paris: Delachaux & Niestlé, 1931.
- FERRIÈRE, Adolphe. L´autonomie des écoliers. L´art de former des citoyens pour la nation er pour l´humanité. Neuchateul - Paris: Delachaux & Niestlé, 1921.
- FERRIÈRE, Adolphe. L´avenir de la Psychologie Genétique et l´Éducation. Genève: Société Générale d´Imprimiere, 1930.
- FERRIÈRE, Adolphe. L´École Active. 3ª ed. Genève: Éditions Forum, 1926.
- FERRIÈRE, Adolphe. L´education dans la famille. Paris: Éditions Forum Neuchatel & Genéve, 1932.
- FERRIÈRE, Adolphe. La coéducation des sexes dans ses rapports avec la crise de la famille et la transformation de l´école. Genève: Société Générale d´Imprimiere, s/d.
- FERRIÈRE, Adolphe. La Ley biogenética y la Escuela Activa. Com un estudio preliminar de Lorenzo Luzuriaga. Madrid: Publicaciones de la Revista de Pedagogia, 1928. (Tradução espanhola).
- FERRIÈRE, Adolphe. La pratique de l´École Active. Genève: Éditions Forum, 1924.
- FERRIÈRE, Adolphe. La science et la foi. Neuchateul: Delachaux & Niestlé, 1912.
- FERRIÈRE, Adolphe. Le progrès spirituel. Genève: Éditions Forum, 1927.
- FERRIÈRE, Adolphe. Transformemos a Escola. Apelo aos pais e às autoridades. Tradução de Álvaro Viena de Lemos e J. Ferreira da Costa. Paris: Livraria Francesa e Estrangeira. 1928. (Biblioteca do Educador).
- FERRIÈRE, Adolphe. Trois pionniers de l'Éducation Nouvelle. Paris: Ernest Flammarion Éditeur, 1928.
- FINKIELKRAUT, Alin. A derrota do pensamento. São Paulo: Paz Terra, 1989.
- FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio: Graal, 1988.