Nome da Atividade
L.D.: TÓPICOS EM INCLUSÃO ESCOLAR
CÓDIGO
17360193
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A disciplina visa oportunizar aos alunos a leitura de textos legais e artigos acadêmicos nacionais e internacionais relacionados a área de inclusão escolar. Oferece a discussão aprofundada, bem como orientação de leitura, análise e estratégias de estudo de tópicos específicos em torno da temática relacionados a linha de pesquisa ou objeto de dissertação do aluno, abordando bibliografias selecionadas pelo professor em conjunto com os alunos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade 1: Introdução à disciplina (14 horas-aula)
Apresentação, leitura e discussão sobre:
-Características de textos acadêmicos
-Estratégias de leitura e estudo de textos acadêmicos
-Redação científica e plagiarismo

Unidade 2: Olhares sobre a deficiência: evolução histórica (17 horas-aula)
Leitura e discussão de artigos sobre:
- História da Educação especial – da exclusão à inclusão
- Conceituação e pressupostos da educação inclusiva
- Aspectos legais na constituição das políticas inclusivas: Leis, declarações e políticas de inclusão

Unidade 3: Transtornos do Espectro do Autismo e outras deficiências (de acordo com o tema de pesquisa do aluno) (17 horas-aula)
Leitura e discussão sobre:
- Características, definições e intervenções

Unidade 4: Pensando a prática inclusiva (17 horas-aula)
Leitura e discussão sobre:
- Estratégias de inclusão de alunos com deficiências: autismo, deficiência visual, auditiva, paralisia cerebral, deficiência mental, TDAH etc.
-Formação e representação de professores

Avaliação parcial e final (3 horas-aula)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BORGES, A. A. P.; CAMPOS, R. H. F. Special Education in Brazil in the Early 20th Century: An Innovative Experience Inspired in New Education Ideals. Creative Education, v. 07, p. 971-978, 2016.
  • CAMARGO, S. P. H.; SILVA, G. L.; CRESPO, R.; OLIVEIRA, C. R.; MAGALHAES, S. L. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: Diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação Em Revista (Online), v. 36, p. 1-22, 2020.
  • VOLPATO, Gilson Luiz. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015.
  • SILVA, G. L.; CAMARGO, S. P. H. Vivência de práticas inclusivas em sala de aula: possibilidades a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem. Atos De Pesquisa em Educação (FURB), v. 16, p. e9107, 2021.
  • SILVA, G. R.; SOUZA, J. C.; RODRIGUES, S. C.; OLIVEIRA, T.; AZEVEDO, G. X. Estratégias que favorecem a inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista. REEDUC UEG, v. 10, n. 1, p. 329 – 344, jan/dez 2024.

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