Nome da Atividade
S.A.: AUTISM AND EDUCATION/AUTISMO E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360195
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

This course aims to introduce students to principles of Applied Behavior Analysis (ABA) and Positive Behavioral Interventions & Supports (PBIS) and the application of these principles to educational intervention for students with Autism in schools, considering evidence-based practices and the current research results in the field.

Esta disciplina visa introduzir aos estudantes os princípios da Análise aplicada do comportamento (ABA) e de Intervenções e suportes comportamentais positivos (PBIS) e a aplicação destes princípios na intervenção educacional para estudantes com Autismo nas escolas, considerando práticas baseadas em evidências e resultados atuais de pesquisa na área.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Course Introduction 2 horas-aula

Introduction to ABA: History and Foundations 2 horas-aula

Principles of Applied Behavior Analysis 6 horas-aula

Selecting and Defining Behaviors 4 horas-aula

Data Collection Methods 4 horas-aula

Functional Behavioral Assessments (FBA) 8 horas-aula

Increasing Behaviors: Schedules of Reinforcement & Selecting Reinforcers 8 horas-aula

Decreasing Behaviors: Differential reinforcement 8 horas-aula

Antecedent Interventions & Shaping 4 horas-aula

Classroom Management & Positive Behavioral Intervention Supports (PBIS) 4 horas-aula

Considering developmental trajectories in addressing behavior 4 horas-aula

Multicultural Special education 4 horas-aula

Behavior Intervention Plan 10 horas-aula

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBERTO, P. A.; TROUTMAN, A. C., AXE, J. Applied behavior analysis for teachers. 10th edition. Englewood Cliffs, NJ: Merrill/Prentice-Hall, 2021.
  • ARAÚJO, A. F. da C..; ARAÚJO, E. M. de L.; ROCHA, Y. F. de O. Contributions of Applied Behavior Analysis (ABA) in autism spectrum disorder: An integrative review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 13, n. 8, p. e10113846615, 2024.
  • CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial (Online), v. 26, p. 639-650, 2013.
  • DIEPEN, M; BEDOYAN, J. Behavior Essentials, visualized: A Teacher’s Guide to Supporting Students with Diverse Needs. 1. Edition. Studio Van Diepen, 202.4
  • FELINTO, J. F.; BARBOSA, T. V. dos S.; FERREIRA, M. B. L. S.; DUTRA, A. B. de O.; GOMES, M. S. de F.; FIDELIS, J. da S.; SILVA, M. J. N. da.; DRIESKENS, D. C. The contribution of applied behavior analysis - ABA in the inclusion of children with autistic spectrum disorder in the school environment. Research, Society and Development, [S. l.], v. 12, n. 6, p. e8112641929, 2023.
  • MARTINS, J. S.; CAMARGO, S. P. H. A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na Análise do Comportamento Aplicada'. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 104, p. e5014, 2023.
  • OLIVEIRA, D. S. F., & SILVA, A. D. P. R. Autismo e a Educação: ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada) como proposta de Intervenção na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE, 2021.
  • SCHMIDT, C.; PAULA, C. S. (Org.). Transtorno do Espectro Autista: Pesquisas na saúde e educação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2024. v. 1. 325p.
  • SILVA, H. J. R., PASSETO, R. D.; & BARCELOS, L. B. Contribuições do método ABA para a criança autista nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista da Graduação UNIGOIÁS, 2022.

Página gerada em 29/03/2025 11:14:29 (consulta levou 0.077598s)