Nome da Atividade
S.A.: INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TEA
CÓDIGO
17360196
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A disciplina aborda conhecimentos sobre as características do Transtorno do Espectro do Autismo e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem destes indivíduos no ensino comum. Oferece o aprofundamento das abordagens educacionais para indivíduos com autismo baseadas na análise aplicada do comportamento e em recentes resultados de pesquisas na área.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Apresentação e Introdução à disciplina (4 horas-aula)

Unidade 1: Transtorno do Espectro do Autismo (16 horas-aula)
-TGD: Definição, Caracterização e Classificação (do DSM-IV para o DSM-V)
- TEA: Definição/ Caracterização e Classificação
- Etiologia e Prevalência
- Autismo em bebês
-Atenção compartilhada
-Abordagens explicativas (Teorias Afetivas, Teoria da Mente, Teoria do Processamento da Informação, Função Executiva, Teoria da Coerência Central, Neurônios-Espelho)

Unidade 2: Inclusão de alunos com autismo – conceitos fundamentais (20 horas-aula)
-Conceitos fundamentais baseados na análise aplicada do comportamento

Unidade 3: Pensando a prática inclusiva (20 horas-aula)
- Abordagens e práticas pedagógicas que facilitem a comunicação de estudantes com autismo no ensino comum
- Abordagens e práticas que facilitem a socialização de estudantes com autismo no ensino comum
- Análise e prevenção de problemas de comportamento

Avaliação parcial e final (8 horas-aula)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMERICAN PSICHYATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5-TR: Texto Revisado, 5a. Edição. Porto Alegre: Artmed, 2023.
  • DIEPEN, M; BEDOYAN, J. Behavior Essentials, visualized: A Teacher’s Guide to Supporting Students with Diverse Needs. 1. Edition. Studio Van Diepen, 2024.
  • OLIVEIRA, C. R.; MARTINS, J. S.; CAMARGO, S. P. H.; SCHMIDT, C. Adaptações e estratégias para a inclusão escolar de alunos com TEA nas aulas de Educação Física: um estudo preliminar. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 18, p. e11209, 2023.
  • PEDROSA, G. A. ET AL. Transtorno do Espectro do Autista (TEA) e educação inclusiva: Estratégias e práticas pedagógicas para a minimização do preconceito nas escolas. LUMEN ET VIRTUS, São José dos Pinhais, v. XV, n. XLI, p.5647-5657, 2024.
  • TEIXEIRA, M.C.T.V.; LOWENTHAL, R.; RATTAZZI, A.; CUKIER, S.; VALDEZ, D.; GARCIA, R.; CANDELA, G.G.; MURILLO, A.R.; LEITE, F.P.D.S.; PINHEIRO, G.; et al. Understanding Emotional Outbursts: A Cross-Cultural Study in Latin American Children with Autism Spectrum Disorder. Brain Science, n. 14, p.1010, 2024.

Página gerada em 29/03/2025 11:14:30 (consulta levou 0.066174s)